Geometria

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
Conhecer e compreender alguns dos principais resultados da Geometria Euclidiana
Desenvolver aptidão para a resolução de problemas geométricos e não sistemáticos
Ser capaz de visualizar no espaço

Caracterização geral

Código

10974

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Cristina Malheiro Casimiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 70

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

"Foundations of Geometry" (2ª edição), Gerard A. Venema, 2006, Pearson

(https://wiki.math.ntnu.no/_media/ma2401/2018v/venema_2e_ch_1-4.pdf)

“Curso de Geometria”, Paulo Ventura Araújo, Trajectos Ciência, 1998, Gradiva

"A course in Modern Geometries" (2ª edição), Judith N. Cederberg, 2001, Undergraduate Texts in Mathematics, Springer

“Geometry and symmetry”, L. Christine Kinsey, T. E. Moore, E. Prassidis 2011, John Wiley and Sons

“Geometry, ancient and modern”, J.R. Silvester, 2001, Oxford Univ. Press

“Axiomatic Geometry”, John M. Lee, 2013, American Mathematical Society

“Continuous Symmetry From Euclid to Klein”, W. Barker e R. Howe, 2007, American Mathematical Society

Método de ensino

Nas aulas teóricas é lecionada a matéria definida no programa, ilustrada com exemplos. São disponibilizadas, atempadamente, folhas de exercícios. Estes destinam se a serem resolvidos pelos alunos quer nas aulas práticas, quer como trabalho fora de aula. Quaisquer dúvidas são esclarecidas no decorrer das aulas, nas sessões semanais destinadas ao atendimento dos estudantes ou ainda em sessões combinadas diretamente entre aluno e professor. O estudante pode realizar a disciplina por avaliação contínua. Em caso de insucesso, o estudante pode ainda se apresentar a exame. Os alunos para serem avaliados têm de assistir a, pelo menos, 2/3 das aulas lecionadas.

Método de avaliação

 Geometria - 2023/2024

Regras de Avaliação

1. Frequência

a)     Para obter frequência à UC é necessário que o estudante

i. não tenha faltado a mais do que 3 aulas lecionadas, se está inscrito pela 1ª vez na UC,

ii. tenha assistido a, pelo menos, 2/3 das aulas lecionadas, se já esteve inscrito na UC.

b)    Estão dispensados da obtenção de frequência os estudantes que tenham um estatuto especial (trabalhador estudante, militar, etc.),

2. Requisitos

a) Só poderão efetuar qualquer das provas os alunos que se tenham inscrito no CLIP, dentro do prazo definido para o efeito, e que no ato da prova sejam portadores de um caderno de teste (em branco), do Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade) e do Cartão de Estudante válidos. 

b) Para obter classificação na disciplina é necessário que o aluno tenha obtido frequência ou dela esteja dispensado. Os alunos que não satisfaçam uma destas duas condições estarão reprovados.

 3. Avaliação contínua

Ao longo do semestre serão realizados dois testes com duração de 1 hora 30 minutos cada um com uma classificação de 0 a 20 valores. A classificação da avaliação contínua (AC) é obtida através da média das classificações obtidas nos dois testes.

O aluno é aprovado na disciplina se obtiver frequência e AC for superior ou igual a 9,5 valores obtendo a classificação final AC.

 2. Exame

Na data e hora previstas para a realização do Exame de Recurso, qualquer aluno inscrito na disciplina que não tenha obtido aprovação na Avaliação Contínua pode realizar o exame de 3 horas. Se obtiver frequência e a classificação do exame for superior, ou igual, a 9,5 valores, o aluno fica aprovado com esta classificação final.

3. Melhoria de nota

Os alunos têm direito de efetuar melhoria de nota, mediante inscrição nos prazos fixados, na época de recurso. Nesse caso, poderão efetuar o Exame de 3 horas como descrito na alínea anterior. 

 

4. Considerações finais

Em tudo o que presente Regulamento seja omisso valem os Regulamentos Gerais da FCT-UNL.

Conteúdo

1. Geometria axiomática: introdução, geometria de incidência, axiomas para a geometria no plano, ângulos e triângulos, modelos da geometria neutra (modelo cartesiano, modelo do disco de Poincaré), axioma das paralelas (equivalência com a soma dos ângulos internos de um triângulo ser 180º).

2. Construções com régua e compasso: construções básicas, construção de polígonos regulares, construções impossíveis.

3. Grupos de transformações no plano e espaço euclidiano: afinidades, semelhanças e isometrias e a sua classificação.

4. Geometrias não euclidianas: modelos dos planos projetivo ou elíptico (esfera) ou hiperbólico (escolher uma das 3 geometrias)