Otimização Linear
Objetivos
(i) Desenvolvimento da capacidade de formulação de problemas.
(ii) Compreensão dos conceitos e técnicas fundamentais de PL e PI.
(iii) Amadurecimento da formação matemática.
Caracterização geral
Código
10983
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Cristina Silva Correia
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Os alunos devem ter conhecimentos de Álgebra Linear, Análise Matemática e alguma capacidade de conceber e implementar algoritmos.
Bibliografia
Operations Research: Applications and Algorithms, Wayne L. Winston, Brooks/Cole; 4th edition edition, 2004.
Introduction to Mathematical Optimization, Matteo Fischetti, Kindle Direct Publishing, 2019.
A First Course in Linear Optimization, Jon Lee, Reex Press, 4th edition, 2013-2021 https://github.com/jon77lee/JLee_LinearOptimizationBook/blob/master/JLee.4.01.pdf
Método de ensino
As aulas são teóricas/práticas participadas, com exposição oral dos conceitos e metodologias devidamente complementada com exemplos e resoluções de problemas. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas no decurso das aulas ou em sessões individuais marcada com o professor.
A avaliação contínua é baseada em dois testes. Se um aluno não obtiver aprovação através de avaliação contínua poderá vir a obtê-la num exame de recurso.
Método de avaliação
Só os alunos com frequência poderão obter aprovação nesta unidade curricular.
Frequência:
Um aluno obtém frequência se assistir a pelo menos a 2/3 de todas as aulas lecionadas. Os alunos com estatuto especial ou que obtiveram uma classificação Suficiente no ano letivo anterior estão dispensados da comparência às aulas.
Método de Avaliação:
1) Durante o semestre serão realizados dois testes de avaliação. Sejam CT1 e CT2 as classificações obtidas no primeiro e no segundo teste, respetivamente, numa escala de 0-10. Um aluno obtém aprovação se CT1+CT2 >= 9.5.
2) Os alunos não aprovados podem realizar em Época de Recurso um exame sobre a totalidade da matéria. Seja CE a classificação obtida neste exame, numa escala de 0-20. O aluno é aprovado se CE >= 9.5.
3) Os alunos aprovados em avaliação contínua poderão realizar exame de recurso com o objetivo de melhorar a sua classificação. É necessária a inscrição para melhoria de nota na Divisão Académica.
4) ) Um aluno com uma classificação superior a 17 pode decidir entre ficar com a classificação final de 17 ou realizar uma prova complementar de defesa de nota.
Conteúdo
Programação linear (PL): formulação de problemas em PL, geometria da PL, método do simplex, dualidade, análise de sensibilidade.
Programação linear inteira (PI): formulação de problemas em PI, PL vs PI, relaxações, método do branch and bound, métodos heurísticos, complexidade computacional.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: