Probabilidades e Estatística II
Objetivos
Dar aos alunos um conhecimento sólido nas áreas da Estimação pontual e intervalar, de modo a poderem facilmente levar a cabo e definir testes de hipóteses e determinar intervalos de confiança para parâmetros de distribuições e populações.
Caracterização geral
Código
12911
Créditos
6.0
Professor responsável
Frederico Almeida Gião Gonçalves Caeiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimento e domínio da matéria leccionada em Probabilidades e Estatística I
Bibliografia
Coelho, C. A. . Tópicos em Probabilidades e Estatística, Vol. II, Cap. 8 e 9
Coelho, C. A. . Tópicos em Probabilidades e Estatística, Vol. III
Mood, A. M., Graybill, F. A. e Boes, D. C. (1974). Introduction to the Theory of Statistics, 3ªed. McGraw-Hill, New York
Rohatgi, V. K. (1976). An Introduction to Probability Theory and Mathematical Statistics, J. Wiley & Sons, New York (2ª ed. publicada em 2001; 3ª ed. publicada em 2015)
Método de ensino
As aulas são teóricas/práticas participadas, com exposição oral dos conceitos e metodologias devidamente complementada com exemplos e resoluções de problemas. Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas no decurso das aulas ou em sessões individuais marcadas com os professores.
Os alunos necessitam de assistir a um mínimo de 2/3 das aulas teóricas/práticas lecionadas para se submeterem a avaliação. A avaliação contínua é baseada em dois ou três testes. Se um aluno não obtiver aprovação através de avaliação contínua poderá vir a obtê-la num exame de recurso.
Método de avaliação
1. Requisitos
Para poderem aceder à avaliação da Disciplina, tanto testes como Exame de Recurso, os alunos terão de ter uma assiduidade de pelo menos 2/3, às aulas práticas presencias. Os alunos que obtiveram frequência no ano letivo anterior estão dispensados de obter frequência neste ano letivo.
2. Avaliação
- A forma de avaliação recomendada consiste em:
- 1º Teste - peso: 50%
- 2º Teste - peso: 50%
- Obterá aprovação todo o aluno que tiver uma classificação final (média ponderada) de 9,5 valores ou mais.
- O aluno que não tenha obtido uma classificação final de 9,5 valores, ou mais, através da realização dos testes acima, poderá submeter-se a Exame de Recurso, se tiver obtido frequência.
- Também os alunos que pretendam tentar subir a nota obtida através da realização dos Testes, poderão submeter-se a Exame de Recurso
- Os alunos com nota final superior ou igual a 17 valores tem que realizar uma prova oral para defesa da nota, caso não realizem esta prova ficam com a classificação de 17 valores.
Conteúdo
Cap. 1 - Convergência de variáveis aleatórias
- Convergência em distribuição e em probabilidade
- A Lei Fraca dos Grandes Números
- Estabelecendo convergência em distribuição
- TLC.
- Convergência em distribuição e convergência de momentos
- O Teorema da Continuidade
- Convergência em média de ordem h
- Convergência com probabilidade 1
- A Lei Forte dos Grandes Números
Cap. 2 - Distribuição de algumas Estatísticas Amostrais
Cap. 3 – Estimação pontual (paramétrica)
- Métodos de estimação: Método dos momentos, Máxima Verosimilhança, Mínimos Quadrados, Outros
- Algumas propriedades desejáveis dos estimadores: Não enviesamento, Consistência, Invariância, Suficiência, Completude, Eficiência
- Estimação não-enviesada: BLUEs, UMVUEs, O limite inferior de Cramer-Rao
Cap. 4 – Estimação intervalar (paramétrica)
- Intervalos de Confiança. Definição e exemplos.
- Intervalos de Confiança para amostras grandes
Cap. 5 – Testes de hipóteses
- Algumas noções fundamentais sobre testes de hipóteses.
- Teste mais potente. O Lema de Neyman-Pearson
- Testes de razão de verosimilhanças.
Cap. 6 – Aplicações práticas
- Intervalos de Confiança e Testes para a média e variância de populações Normais
- Testes Qui-quadrado de independência e de ajustamento
- Testes de ajustamento à Normal
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: