Modelação de Sistemas
Objetivos
A abordagem de um problema de Investigação Operacional subentende uma primeira fase de modelação - a modelação de um sistema e/ou de processo(s). A modelação de sistemas e/ou processos para além de requerer alguma imaginação e capacidade de concetualização, obriga ainda à utilização de conhecimentos de diferentes áreas, nomeadamente as Probabilidades e Estatística e a Informática (na óptica do utilizador).
Assim, esta unidade curricular visa reforçar a capacidade de integração de conhecimentos de diferentes áreas, com vista a habilitar os alunos a modelar sistemas e/ou processos. A u.c. será leccionada em laboratório computacional, a partir de "case studies", que na sua maioria estão concebidos para poderem ser abordados com a utilização de folhas de cálculo Excel. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver rotinas recorrendo ao módulo de Visual Basic do Excel.
Em cada sessão, se necessário, será feita uma introdução ao tema do "case study" a ser abordado; após a abordagem durante o tempo estipulado, os alunos entregam "mini-relatórios" (para avaliação) e segue-se uma exposição sobre o tema, são referidas diferentes abordagens com vista à resolução do "case study" e apresentados resultados obtidos. Será ainda feito o enquadramento do "case study" na Investigação Operacional (sendo referidas as matérias eventualmente estudadas anteriormente, ou que virão a ser abordadas em u.c.s subsequentes).
Caracterização geral
Código
7820
Créditos
6.0
Professor responsável
Ruy Araújo da Costa
Horas
Semanais - 4
Totais - 64
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
É vantajoso os alunos terem conhecimentos básicos de IO. É importante algum à-vontade na utilização de folhas de cálculo.
Bibliografia
1. |
How to Model It - Problem Solving in the Computer Age (1990), Starfield,A; Smith,K. e Bleloch,A. - Mc Graw Hill Int. |
2. |
Strategies for Creative Problem Solving (1994), Fogler,H.S.;LeBlanc,S.E - Prentice Hall. |
3. |
Nonparametric Statistics for the Behavioral Sciences (1988), Siegel,S. Castellan Jr.,N. - Mc Graw Hill Int.. |
4. Excel 2007 - Data Analysis and Business Modelling (2007), Winston,W - Microsoft Press
Método de ensino
Em cada aula, os alunos recebem um enunciado de um "Problema Formativo" (PF) - um pequeno "Case Study" - , geralmente acompanhados de ficheiro(s) de dados disponibilizados nos computadores.
Quando necessário, é feita uma pequena apresentação do tema do PF. Os alunos são distribuídos em grupos de 4 alunos, cada grupo trabalhando numa sala simultânea Zoom, e disporão de 60 a 90 minutos para analisar o PF proposto. Cada grupo apresenta um pequeno Relatório sobre os resultados a que chegou. Cada grupo envia o respetivo Relatório ao docente, recorrendo à plataforma Moodle.
Em seguida, os vários grupos apresentam oralmente as suas estratégias para resolução do PF, seguindo-se uma discussão sobre as várias estratégias, suas limitações e potencialidades. O docente apresenta, em seguida, uma (ou mais) resolução(ões) para o PF, enquadrando o respectivo tema no contexto da Investigação Operacional.
Finalmente, são sugeridas extensões do PF estudado.
A meio do semestre, os alunos terão de fazer um Trabalho de Grupo, que lhes permitirá sedimentar conceitos apresentados. O referido Trabalho será objeto de discussão escrita individual.
Cada aluno deve ainda ser avaliado com um Teste individual durante o período letivo, ou em Exame na Época de Recurso.
Método de avaliação
I – Aspetos Gerais
1 - Qualquer fraude no processo de avaliação de conhecimentos implica a reprovação no corrente ano lectivo (incluindo a Época Especial) e será participada ao Conselho Executivo para procedimento disciplinar.
2 - Para se submeter a teste/exame, um aluno terá entregar ao docente o correspondente Caderno de Exame sem ter preenchido o cabeçalho, à entrada. O não cumprimento da regra anterior poderá impedir o aluno de ser avaliado.
3 - Todo o aluno deverá obter Frequência para poder aceder a Teste/Exame. É fundamental a assistência às aulas, pelo que se desencoraja a inscrição nesta UC de estudantes que tenham restrições de horário que os impeçam de assistir às aulas.
II – Avaliação de conhecimentos
A avaliação de conhecimentos em “Modelação de Sistemas” tem três componentes: Problemas Formativos, Trabalho de Grupo e Avaliação escrita individual.
1 - Problemas Formativos (PF):
Para efeitos de classificação, serão escolhidas as n melhores classificações obtidas nos diferentes PF, sendo a sua média a classificação atribuída à parcela "Problemas Formativos" - n será o maior número inteiro que não excede 3/4 do número total de PF apresentados.
Nota: Todos os alunos, independentemente do seu Estatuto, deverão ser avaliados em, pelo menos, 50% dos Problemas Formativos realizados ao longo do semestre, sem o que não obtêm Frequência.
2 - Trabalho de Grupo:
O enunciado e os dados são facultados aos alunos durante o mês de março, devendo os grupos entregar os seus relatórios no prazo de cinco semanas.
O relatório de cada grupo será posteriormente objecto de discussão obrigatória e por escrito, sendo os alunos classificados a partir do relatório entregue e do seu desempenho na discussão.
3 - Frequência – Os alunos terão de estar presentes em, pelo menos, dois terços das aulas lecionadas para poderem ter Frequência na unidade curricular e deverão ter sido avaliados em, pelo menos, 50% dos Problemas Formativos realizados. Adicionalmente, exigir-se-á a todos os alunos que obtenham uma classificação não inferior a 9,5 valores no Trabalho de Grupo para obtenção de Frequência.
4 - Classificação Final – A avaliação escrita individual será feita por Teste/Exame escrito, com 180 minutos de duração. Na Época Normal decorrerá o Teste.
Na Época de Recurso decorrerá uma chamada de Exame para alunos com Frequência inscritos nesta Época de Avaliações - sem aprovação na Época Normal, ou com aprovação e a fazer "melhoria".
Seja CE a classificação obtida pelo aluno no Teste/Exame escrito.
Se CE for inferior a 9,5 valores, o aluno estará Reprovado; caso contrário, estará Aprovado, sendo a sua classificação final (CFin) o valor inteiro obtido por arredondamento simétrico de ( 0,25 . CPF + 0,45 . CTrab + 0,30. CE ), designando CPF a classificação obtida nos Problemas Formativos e CTrab a classficação obtida no Trabalho de Grupo (inc. discussão).
Em cada ano letivo só serão válidas as classificações obtidas nesse ano letivo.
5 - Melhoria de Nota
Um aluno já aprovado na unidade curricular poderá, de acordo com as normas legais (e fazendo a correspondente inscrição na Divisão Académica/Clip) submeter-se a "Melhoria de Nota". Para tal, é dada a possibilidade de o aluno melhorar a sua Classificação no Exame. As Classificações no trabalho de Grupo e nos Problemas Formativos não poderão ser alteradas.
Assim, se CEmelh for a classificação obtida no Exame para melhoria de nota, a classificação final de melhoria, CFinMelh, será dada por CFinMelh = 0,25 . CPF + 0,45 . CTrab + 0,30 CEmelh
A classificação final de um aluno que se submeta a Melhoria de Nota será dada por máx [ CFin anterior ; CFinMelh ] .
Por favor consulte o documento com o Método de Avaliação disponível em Documentação de Apoio > Outros
Conteúdo
1. |
Introdução à Modelação de Sistemas e/ou Processos |
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2. |
Modelação de Sistemas / Aplicações: Resolução de "Case Studies":
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Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: