Microeconomia, Incerteza e Informação
Objetivos
Esta UC tem por objectivo familiarizar os alunos com os principais problemas estudados pela Microeconomia, incluindo uma introdução a problemas de incerteza e assimetria de informação.
No final, o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
Explicar o conceito de utilidade e como agentes racionais fazem escolhas de consumo.
Explicar a interação entre a oferta e a procura e a maneira como os preços de mercado de equilíbrio são determinados.
Explicar a elasticidade da oferta e da procura e os efeitos sobre o mercado.
Explicar os principais conceitos económicos envolvidos nas escolhas feitas pelas empresas em relação à produção.
Explicar como funcionam mercados perfeitamente concorrenciais e monopólios (incluindo diferentes estratégias de preços).
Explicar a teoria da utilidade esperada e a forma como agentes racionais fazem escolhas em contexto de incerteza.
Explicar os conceitos de risco moral e selecção adversa e discutir as suas consequências.
Caracterização geral
Código
12927
Créditos
3.0
Professor responsável
Duarte Miguel Machado Carneiro de Brito
Horas
Semanais - 2
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Introdutório/Basic
José Mata, Economia da empresa, 9ª ed. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2016
David Henriques e Teresa Vasconcelos e Sousa, Introdução à Microeconomia - Livro de Exercícios, Escolar Editora, 2011
Intermédio/Intermediate
Hal R. Varian, Intermediate Microeconomics: A Modern Approach. 9th ed.;
Avançado/Advanced
Walter Nicholson and Christopher Snyder Microeconomic Theory: Basic Principles And Extensions, 10th Edition
Método de ensino
Aulas teórico-práticas em que a teoria é acompanhada de aplicações e exercícios resolvidos de forma autónoma.
Método de avaliação
A avaliação contínua é composta por 2 testes individuais com igual peso na nota final e sem nota minima.
Conteúdo
1. Teoria do consumidor
2. Custos da empresa
3. Procura, oferta e equilíbrio de mercado
4. Concorrência Perfeita
5. Monopólio
6. Discriminação de preços em monopólio
7. Teoria da Utilidade Esperada
8. Assimetria de Informação