Microeconomia, Incerteza e Informação

Objetivos

Esta UC tem por objectivo familiarizar os alunos com os principais problemas estudados pela Microeconomia, incluindo uma introdução a problemas de incerteza e assimetria de informação.

No final, o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

Explicar o conceito de utilidade e como agentes racionais fazem escolhas de consumo.

Explicar a interação entre a oferta e a procura e a maneira como os preços de mercado de equilíbrio são determinados.

Explicar a elasticidade da oferta e da procura e os efeitos sobre o mercado.

Explicar os principais conceitos económicos envolvidos nas escolhas feitas pelas empresas em relação à produção.

Explicar como funcionam mercados perfeitamente concorrenciais e monopólios (incluindo diferentes estratégias de preços).

Explicar a teoria da utilidade esperada e a forma como agentes racionais fazem escolhas em contexto de incerteza.

Explicar os conceitos de risco moral e selecção adversa e discutir as suas consequências.

Caracterização geral

Código

12927

Créditos

3.0

Professor responsável

Duarte Miguel Machado Carneiro de Brito

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Introdutório/Basic

José Mata, Economia da empresa, 9ª ed. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2016

David Henriques e Teresa Vasconcelos e Sousa, Introdução à Microeconomia - Livro de Exercícios, Escolar Editora, 2011

Intermédio/Intermediate

Hal R. Varian, Intermediate Microeconomics: A Modern Approach. 9th ed.;

Avançado/Advanced

Walter Nicholson and Christopher Snyder Microeconomic Theory: Basic Principles And Extensions, 10th Edition

Método de ensino

Aulas teórico-práticas em que a teoria é acompanhada de aplicações e exercícios resolvidos de forma autónoma.

Método de avaliação

A avaliação contínua é composta por 2 testes individuais com igual peso na nota final e sem nota minima.

Conteúdo

1. Teoria do consumidor
2. Custos da empresa
3. Procura, oferta e equilíbrio de mercado
4. Concorrência Perfeita
5. Monopólio
6. Discriminação de preços em monopólio
7. Teoria da Utilidade Esperada
8. Assimetria de Informação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: