Química Orgânica Assimétrica II
Objetivos
Pretende-se a continuação da aprendizagem em Química Orgânica Assimétrica iniciada em QOA I, mas fazendo uma abordagem do ponto de vista mecanístico. Pretende-se ligar os conhecimentos adquiridos em Química Física e Química Orgânica Gerais, na área de Termodinâmica e Cinética Químicas, com a forte vertente em Química Assimétrica do segundo ciclo em Bioorgânica. Reconhecendo a interdisciplinaridade desta unidade curricular, pretende-se um cruzamento efectivo com outras unidades curriculares, nas áreas de Química Computacional e Análise Estrutural.
Serão abordados os temas abaixo propostos, pretendendo-se uma grande maleabilidade das matérias a leccionar, em função do perfil médio dos alunos inscritos no segundo ciclo em Bioorgânica.
Caracterização geral
Código
7209
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Manuela Marques Araújo Pereira
Horas
Semanais - 3
Totais - 69
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Estudantes com licenciatura completa de preferência na área da química Orgânica.
Bibliografia
Método de ensino
A componente teórica será integrada com a componente teorico-prática. A comunicação será realizada por tecnicas audio-visuais actuais recorrendo-se a slides. Também será utilizado o quadro de giz para uma comunicação de proximidade e uma maior interacção com os alunos. A proactividade será sempre solicitada.
As aulas teorico-práticas serão coordenadas com as aulas teóricas. Pretende que haja discussão entre todos os intervenientes.
Método de avaliação
Conteúdo
Estereoquímica. Reações assimétricas e indução assimétrica - Fundamentos
Estratégia baseada no reagente quiral, ou catalisador quiral ou substrato quiral.
The “chiral pool”- Síntese assimétrica com produtos naturais como materiais de partida.
Utilização de auxiliares quirais. Utilização de catalisadores quirais. Hidrogenação assimétrica, epoxidação assimétrica e di-hidroxilação assimétrica.
Diastereosselectividade na reacção de Aldol e afins.
Organocatálise assimétrica em reacções de: substituição nucleófila em carbonos alifáticos, adição nucleófila a ligações duplas, carbonilos e iminas, nas reacções de cicloadição, oxidação e redução. Uso de enzimas em síntese orgânica – biotransformações.
Catálise assimétrica baseada em metais vs organocatálise.
Processos radicalares selectivos.
Algumas estratégias de síntese de produtos naturais.