Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Objetivos

Esta disciplina tem como objectivo geral proporcionar aos alunos uma abordagem dos vários tipos de tecnologias disponíveis, cuja utilização na sala de aula possa favorecer o ensino e a aprendizagem da matemática. Pretende-se assim:

Identificar os novos objectivos educacionais que se tornam relevantes com o aparecimento das novas tecnologias,

Discutir as condições de sucesso para a integração das novas tecnologias na atividade da sala de aula,

Explorar em pormenor o funcionamento de cada uma das tecnologias apresentadas,

Identificar as potencialidades e limitações de cada uma delas,

Desenvolver materiais para a sala de aula, tendo por base a utilização das tecnologias estudadas.

Caracterização geral

Código

10787

Créditos

6.0

Professor responsável

Alexandra Sofia da Cunha Rodrigues

Horas

Semanais - 4

Totais - 54

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Gimbert, B., & Cristol, D. (2004). Teaching curriculum with technology: enhancing children’s technological competence during early childhood. Early Childhood Education Journal, 31(3), 207-216.

Guin, D., Ruthven, K., & Trouche, L. (Eds.). (2005). The Didactical Challenge of Symbolic Calculators, Turning a Computational Device into a Mathematical Instrument. Boston: Springer.

Hoyles, C., & Lagrange, J.-B. (Eds.). (2010). Mathematics Education and Technology-Rethinking the Terrain: The 17th ICMI Study. Londres: Springer.

Johnston-Wilder, S., & Pimm, D. (2005). Teaching Secondary Mathematics with ICT. Berkshire, England: Open University Press.

Martins, H., & Domingos, A. (2018). Estatística no Secundário com Calculadora Gráfica (FCT-UNL Ed.). Lisboa: NOVA. FCT Editorial.

Ponte, J. P., Canavarro, A. P. (1997). Matemática e Novas Tecnologias. Lisboa: U. Aberta.

Veloso, E. (Ed.). (1998). Geometria. Lisboa: IIE.

Método de ensino

As aulas terão todas um cariz teórico ou prático. Pretende-se que os alunos, em todas as aulas explorem diversas ferramentas tecnológicas que possam ser usadas em contexto de aula para a o ensino e a aprendizagem da matemática.

Os alunos serão responsáveis pela exploração das tecnologias e pela criação de um conjunto de tarefas que possam ser usadas em contexto de sala de aula, explorando um tópico do 7.º ao 12.º anos.

A avaliação será contínua e terá por base:

- a participação e discussão dos alunos no trabalho da aula (10%),

- a apresentação e discussão de um trabalho teórico (texto em investigação sobre o recurso a tecnologias) (30%),

- a elaboração e apresentação de três trabalhos práticos, a ser explorados com base no uso da tecnologia (60%).

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

- a participação e discussão dos alunos no trabalho da aula (10%),

- a apresentação e discussão de um trabalho teórico (texto em investigação sobre o recurso a tecnologias) (30%),

- a elaboração e apresentação de dois trabalhos práticos, a ser explorados com base no uso da tecnologia (60%).

É necessário ter no mínimo 9,5 em cada uma das componentes de avaliação.

Atendendo ao tipo de avaliação é requerida a presença efetiva nas aulas, não sendo permitidas ausências em mais de duas aulas.

Conteúdo

O programa da disciplina é composto pelos seguintes temas:

Calculadoras gráficas – funções

Calculadoras gráficas – estatística e sucessões

Internet (applets, Moodle)

Folha de Cálculo (Excel)

Softwares de geometria dinâmica (GeoGebra)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: