Introdução à Química e Tecnologia Sustentáveis
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências fundamentais relacionadas com o conceito de Química Sustentável e da aplicação do conceito da Sustentabilidade aos produtos e processos da Indústria Química. Em particular o estudante será capaz de:
- Compreender o papel da catálise, solventes neotericos e energia de activação não térmica dentro da química sustentável
- Identificar situações em que os conceitos de química sustentável podem ser usados
- Avaliar o ciclo de vida de um produto; a sustentabilidade dos materiais e do seu processo produtivo; os materiais sustentáveis e a sua utilização.
- Analisar diferentes Casos de Estudo de natureza científica; adquirir capacidade de analisar e avaliar a sustentabilidade um dado processo da indústria química sendo assim parte ativa num desenvolvimento sustentável
Caracterização geral
Código
13046
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Isabel Nobre Martins Aguiar de Oliveira Ricardo
Horas
Semanais - 2
Totais - 95
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
P.T.Anastas & J.C. Warner. Green chemistry: Theory and Practice. Oxford University Press, NY 1998
Concepción Jimenez-Gonzalez & D.J.C. Constable. Green chemistry and Engineering, A Practical Design Approach. Wiley 2011
K.Boodhoo, A.Harvey (Editors) Process Intensification Technologies for Green Chemistry: Engineering
Solutions for Sustainable Chemical Processing, John Wiley and Sons (2013).
Método de ensino
A lecionação da disciplina é realizada em aulas teóricas. Nas aulas teóricas serão apresentados e desenvolvidos os conceitos referidos no programa. Os alunos realizarão pequenas apresentações sobre temas específicos fornecidos pelos docentes baseando-se em pesquisas partindo de sítios da internet dedicados à química sustentável. Os alunos terão ainda acesso a apontamentos preparados pelos docentes da disciplina.
A aprendizagem será efetuada de forma integrada através da utilização de estudos de casos. Nas aulas teóricas os alunos deverão analisar os casos propostos individualmente e/ou em grupo e nas aulas tutoriais será desenvolvido um projeto.
A avaliação será efetuada através os todos os trabalhos efetuados nas aulas tutorais (40%) assim como um projeto (60%) sobre um tema atribuído no início do semestre, que deve ser apresentado publicamente no final.
Método de avaliação
A avaliação será efetuada através os todos os trabalhos efetuados nas aulas tutorais (40%) assim como um projeto (60%) sobre um tema atribuído no início do semestre, que deve ser apresentado publicamente no final.
Conteúdo
A disponibilizar brevemente