Redes Aéreas e Serviços
Objetivos
Os objetivos desta unidade curricular centram-se no conhecimento da arquitetura e da operação das redes de satélites e de plataformas de elevada altitude. A interligação de redes de elevada altitude (e.g. satélites) a redes terrestres, nomeadamente a redes celulares, também será abordada, assim como as funções desempenhadas pelos diferentes blocos funcionais que constituem este tipo de redes. Estudado o funcionamento de protocolos de redes móveis e a interligação entre rede e serviços disponibilizados, focando as redes celulares, as redes de satélites, as redes de plataformas de elevada altitude, e da sua orquestração para a oferta de serviços. Os estudantes adquirem competências na configuração de redes de comunicações, estudando o desempenho destes sistemas para os diferentes tipos de serviços potenciados por plataformas de elevada altitude e satélites, bem como os algoritmos necessários à sua orquestração e a sua utilização com garantias de segurança. A unidade inclui ainda aprendizagem laboratorial no desenvolvimento de serviços para redes aeroespaciais.
Caracterização geral
Código
13162
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto, Pedro Miguel Figueiredo Amaral
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Compreensão básica de redes de comunicações
Bibliografia
- Gérad Maral, Michel Bousquet, Zhili Sun, “SATELLITE COMMUNICATIONS SYSTEMS”, Sixth Edition, Wiley, 2020.
- Erik Dahlman Stefan Parkvall Johan Skold, “5G NR: The Next Generation Wireless Access Technology”, Elsevier, 2018.
Método de ensino
As aulas teórico-práticas são aulas de exposição de conceitos teóricos, sendo reservadas 3 aulas para resolução de problemas exemplificativos da matéria teórica.
Nas aulas práticas os estudantes realizam dois trabalhos práticos, em grupo de dois estudantes, onde aplicam os conceitos lecionados nas aulas teórico-práticas.
A avaliação dos estudantes realiza-se através de dois testes escritos (70%) e da avaliação do relatório escrito do primeiro trabalho prático (15%), e de uma discussão oral para avaliação do segundo trabalho prático (15%).
Método de avaliação
avaliação dos estudantes realiza-se através de dois testes escritos (70%) e da avaliação do relatório escrito do primeiro trabalho prático (15%), e de uma discussão oral para avaliação do segundo trabalho prático (15%).
Conteúdo
- Introdução às redes sem fios; - Desempenho de link: Uplink, Downlink e link inter-satélites; - Técnicas de múltiplo acesso; - Sistemas de comunicação celulares: arquitetura de referência 5G e integração com plataformas de elevada-altitude/satélites; - Redes de Satélites; - Fundamentos de segurança em redes - Orquestração de redes baseadas em plataformas de elevada-altitude com capacidade computacional. - Arquitetura de serviços.