Redes Aéreas e Serviços

Objetivos

Os objetivos desta unidade curricular centram-se no conhecimento da arquitetura e da operação das redes de satélites e de plataformas de elevada altitude. A interligação de redes de elevada altitude (e.g. satélites) a redes terrestres, nomeadamente a redes celulares, também será abordada, assim como as funções desempenhadas pelos diferentes blocos funcionais que constituem este tipo de redes. Estudado o funcionamento de protocolos de redes móveis e a interligação entre rede e serviços disponibilizados, focando as redes celulares, as redes de satélites, as redes de plataformas de elevada altitude, e da sua orquestração para a oferta de serviços. Os estudantes adquirem competências na configuração de redes de comunicações, estudando o desempenho destes sistemas para os diferentes tipos de serviços potenciados por plataformas de elevada altitude e satélites, bem como os algoritmos necessários à sua orquestração e a sua utilização com garantias de segurança. A unidade inclui ainda aprendizagem laboratorial no desenvolvimento de serviços para redes aeroespaciais.

Caracterização geral

Código

13162

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo da Costa Luís da Fonseca Pinto, Pedro Miguel Figueiredo Amaral

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Compreensão básica de redes de comunicações 

Bibliografia

- Gérad Maral, Michel Bousquet, Zhili Sun, “SATELLITE COMMUNICATIONS SYSTEMS”, Sixth Edition, Wiley, 2020.

- Erik Dahlman Stefan Parkvall Johan Skold, “5G NR: The Next Generation Wireless Access Technology”, Elsevier, 2018.

Método de ensino

As aulas teórico-práticas são aulas de exposição de conceitos teóricos, sendo reservadas 3 aulas para resolução de problemas exemplificativos da matéria teórica.

 

Nas aulas práticas os estudantes realizam dois trabalhos práticos, em grupo de dois estudantes, onde aplicam os conceitos lecionados nas aulas teórico-práticas.

 

A avaliação dos estudantes realiza-se através de dois testes escritos (70%) e da avaliação do relatório escrito do primeiro trabalho prático (15%), e de uma discussão oral para avaliação do segundo trabalho prático (15%).

Método de avaliação

 avaliação dos estudantes realiza-se através de dois testes escritos (70%) e da avaliação do relatório escrito do primeiro trabalho prático (15%), e de uma discussão oral para avaliação do segundo trabalho prático (15%).

Conteúdo

- Introdução às redes sem fios; - Desempenho de link: Uplink, Downlink e link inter-satélites; - Técnicas de múltiplo acesso; - Sistemas de comunicação celulares: arquitetura de referência 5G e integração com plataformas de elevada-altitude/satélites; - Redes de Satélites; - Fundamentos de segurança em redes - Orquestração de redes baseadas em plataformas de elevada-altitude com capacidade computacional. - Arquitetura de serviços.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: