Génese e Conservação do Solo
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- identificar os fatores e processos de formação e evolução do solo
- conhecer características e propriedades dos solos
- efetuar procedimentos laboratoriais para caracterizar e classificar solos
- interpretar cartas de solos e descrever as principais unidades representadas (aptidão, uso)
- reconhecer potencialidades, limitações e ameaças ao recurso solo
- adoptar uma prática conservacionista no planeamento e uso agrícola do solo
Caracterização geral
Código
13188
Créditos
6.0
Professor responsável
Nuno Gonçalo Figueiredo de Freitas Leal, Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Sem pré-requisitos.
Bibliografia
Costa, J. B. 2004. Caracterização e Constituição do Solo. 7ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
Moreira, U. 2015. Práticas de solos. Publiindústria.
Strawn, DG, Bohn, HL & O''Connor, GA. 2015. Soil Chemistry, 4th Ed., Wiley-Blackwell.
Weil, R. and Brady, N. 2016. The nature and properties of soils. 15ª ed. , Pearson, New York.
WRBSR - World Reference Base for Soil Resources. 2006.
Método de ensino
Aulas teóricas com recurso a data-show e métodos de e-learning (uso da plataforma Moodle). As aulas práticas-laboratoriais incluem exercícios e trabalho laboratorial relativo à caracterização de solos. Os estudantes têm acesso a toda a bibliografia e a todos os materiais disponibilizados (power-points, PDFs). A formação T e TP complementa-se com a atenção personalizada, estando os docentes sempre disponíveis para eventuais dúvidas e orientação.
Método de avaliação
2 testes com parte teórica (60%) e parte teórico-prática (40%).
Conteúdo
Solo, conceito e importância. Factores de formação: clima, minerais e rochas, organismos, relevo e tempo. Perfis do solo. Caracterização e classificação dos horizontes. Fases mineral, orgânica, líquida e gasosa. Química do sistema solo-água. Degradação química dos minerais primários constituintes do solo. Interferência dos minerais na química da matéria orgânica sólida. Geoquímica de nutrientes e micronutrientes. Ciclos biogeoquímicos. Pedogénese e processos pedogenéticos. Classificação de solos. Grupos-Solo de Referência da WRBSR. Cartas de solos.
Degradação e conservação. Erosão (hídrica, eólia, movimentos de massa), perda de matéria orgânica e degradação da estrutura do solo, acidificação e alcalinização, poluição. Práticas e planeamento conservacionistas.