Génese e Conservação do Solo

Objetivos

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- identificar os fatores e processos de formação e evolução do solo

- conhecer características e propriedades dos solos

- efetuar procedimentos laboratoriais para caracterizar e classificar solos

- interpretar cartas de solos e descrever as principais unidades representadas (aptidão, uso)

- reconhecer potencialidades, limitações e ameaças ao recurso solo

- adoptar uma prática conservacionista no planeamento e uso agrícola do solo

Caracterização geral

Código

13188

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Gonçalo Figueiredo de Freitas Leal, Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Bibliografia

Costa, J. B. 2004. Caracterização e Constituição do Solo. 7ª ed. Fundação Calouste Gulbenkian.

Moreira, U. 2015. Práticas de solos. Publiindústria.

Strawn, DG, Bohn, HL &  O''Connor, GA. 2015. Soil Chemistry, 4th Ed., Wiley-Blackwell.

Weil, R. and Brady, N. 2016. The nature and properties of soils. 15ª ed. , Pearson, New York.
WRBSR - World Reference Base for Soil Resources. 2006.

Método de ensino

Aulas teóricas com recurso a data-show e métodos de e-learning (uso da plataforma Moodle). As aulas práticas-laboratoriais incluem exercícios e trabalho laboratorial relativo à caracterização de solos. Os estudantes têm acesso a toda a bibliografia e a todos os materiais disponibilizados (power-points, PDFs). A formação T e TP complementa-se com a atenção personalizada, estando os docentes sempre disponíveis para eventuais dúvidas e orientação.

Método de avaliação

2 testes com parte teórica (60%) e parte teórico-prática (40%).

Conteúdo

Solo, conceito e importância. Factores de formação: clima, minerais e rochas, organismos, relevo e tempo. Perfis do solo. Caracterização e classificação dos horizontes. Fases mineral, orgânica, líquida e gasosa. Química do sistema solo-água. Degradação química dos minerais primários constituintes do solo. Interferência dos minerais na química da matéria orgânica sólida. Geoquímica de nutrientes e micronutrientes. Ciclos biogeoquímicos. Pedogénese e processos pedogenéticos. Classificação de solos. Grupos-Solo de Referência da WRBSR. Cartas de solos.

Degradação e conservação. Erosão (hídrica, eólia, movimentos de massa), perda de matéria orgânica e degradação da estrutura do solo, acidificação e alcalinização, poluição. Práticas e planeamento conservacionistas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: