Tecnologia Pós-Colheita e Inovação

Objetivos

No final da unidade curricular o estudante deverá deter competências no âmbito da/para:

  1. Tecnologia de pós-colheita de frutos e vegetais. Visão geral e identificação de conceitos
  2. Identificar as diferentes estruturas vegetais e conhecer a sua composição e qualidade nutricional.
  3. Conhecer os elementos da fisiologia pós-colheita dos produtos.
  4. Identificar a importância dos fatores pré-colheita na qualidade dos produtos.
  5. Identificar as condições de manuseamento de produtos hortofrutícolas (manuseamento no campo, manuseamento na central, armazenamento, embalagem, transporte e manuseamento no retalhista)
  6. Conhecer práticas pós-colheita dos produtos hortofrutícolas
  7. Caracterizar os fatores mais importantes para a medição, avaliação e modelação da qualidade e perda do produto.
  8. Conhecer soluções tecnológicas inovadoras de pós-colheita
  9. Gestão sustentável das cadeias de comercialização e a economia circular

Caracterização geral

Código

13207

Créditos

3.0

Professor responsável

Fernando José Cebola Lidon

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de biologia, bioquímica e químca.

Bibliografia

Amjad, Z. (2016) The Science and Technology of Industrial Water Treatment. CRC Press INC. 530 p.

Ferreira J.M., Brito A., Silva A.R., Sampaio J. Tavares T. (2012) Manual de boas práticas para a execução e exploração de furos de captação de águas subterrâneas. Instituto Português da Qualidade. 79 p.

Jones, J.A.A. (2014) Global Hydrology: Processes, Resources and Environmental Management. Hoboken: Taylor and Francis, 414 p.

Lencastre, A. (2005) Hidráulica Geral. FCT, 681 p.

Mathieson I.K., Knox J.W., Weatherhead E.K., Morris J. Jones D.O and Yates A.J. (2002) Optimum use of water for industry and agriculture dependent on direct abstraction. Best practice manual. WS Atkins Ltd & Cranfield University, R&D Technical report W157.

Oliveira I. (2011) Técnicas de Regadio: Teoria e prática. 2ª. Ed. Rolo & Filhos, SA. Beja. 1766 p.

Pereira, L. S. (2004) Necessidades de água e métodos de rega. Publicações Europa-América. 2004, 313 p.

Método de ensino

A unidade combina aulas teóricas, teórico-práticas e práticas.

Trabalho de aplicação técnica à escala piloto e trabalhos de laboratório de avaliação de qualidade.

Visitas técnicas a instalações agrícolas, industriais e retalhistas.

Apresentações orais e resolução de exercícios.

Avaliação continua sobre o conteúdo das aulas, pesquisa bibliográfica e exame final.

Método de avaliação

Avaliação contínua nas 2 componentes: teórica (2 Mini-Testes individuais - cada com 30% na classificação final) e teórica-prática: (realização e apresentação oral de um projecto de investigação para enquadramento alternativo de operações unitárias diversas, com base em bibliografia e apoio técnico em agro-indústrias - 40% classificação final).

Classificação final: (0,30*Mini-Teste1) + (0,30*Mini-Teste2) + (0,40* Trabalho de pesquisa). Aprovação requer nota mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores) em cada componente (teórica e teórica-prática)

Os alunos sem aprovação na avaliação contínua poderão ir a exame. Classificação igual a: 0,6*classificação do exame+0,4*classificação da componente teórica-prática. Aprovação com classificação mínima de 9,5 valores.

Conteúdo

Pós-colheita de frutos e vegetais. Definições, estruturas e características físico-químicas e nutricionais dos frutos e hortícolas. Seleção de cultivares e práticas culturais. Fatores pré-colheita que afetam a qualidade pós-colheita de frutos e hortícolas. Fatores intrínsecos e extrínsecos. Boas práticas agrícolas. Maturação e data de colheita. Importância e métodos físicos de avaliação da qualidade da matéria prima. Fisiologias dos vegetais. Alterações fisiologia no período pós-colheita. Tratamentos pós-colheita e qualidade do produto. A importância do frio na cadeia pós-colheita. Outros fatores que afetam a qualidades dos produtos durante a cadeia. Descontaminação. A utilização do cloro vs novas metodologias. Atmosferas modificadas durante o armazenamento. Materiais e tipos de embalagem. Avaliação das perdas nas cadeias curtas e longas de abastecimento. Fatores, tipos e causas das perdas. Avaliação da qualidade. Avaliações subjetivas e objetivas. Atributos de qualidade. Novas tecnologias de pós colheita. Tratamentos térmicos. Aplicação de UV e Ozono. Praticas sustentáveis na cadeia pós colheita. Implicações económicas, sociais e ambientais das diferentes cadeias de comercialização.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: