Práticas Laboratoriais Integradas I
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objectivo dotar os alunos de um vasto conhecimento nas técnicas experimentais utilizadas em diferentes áreas da Bioquímica. Os alunos terão a oportunidade de contactar com diversas técnicas, integrando trabalhos experimentais a desenvolver em laboratórios no Departamento de Química da FCT e no ITQB.
Pretende-se que os alunos aprofundem os seus conhecimentos das técnicas experimentais seleccionadas, nas vertentes teórica e prática, e que desenvolvam uma abordagem crítica na análise e interpretação de resultados experimentais.
Caracterização geral
Código
11178
Créditos
6.0
Professor responsável
José Artur Alves de Brito, Maria Teresa Nunes Mangas Catarino
Horas
Semanais - 4
Totais - 60
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não existem requisitos para frequentar esta unidade curricular.
Bibliografia
Livros de Bioquímica Geral :
LEHNINGER PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Nelson, D.L., & Cox, M.M.
W.H. Freeman and Company, San Francisco, 5th ed. 2008
PRINCIPLES OF BIOCHEMISTRY
Voet, D., Voet, J.G. & Pratt, C.W.
John Wiley & Sons, Inc., New York, 3rd ed. 2008
BIOCHEMISTRY
Jeremy M. Berg, John L. Tymoczko, Gregory J. Gatto and Lubert Stryer
W. H. Freeman and Company, Macmillan international 9th Ed. 2019
BIOANALYTICAL CHEMISTRY
Andear Manz, Nicole Pamme and Dimitri Iossifidis
Imperial College Press, 2004
Livros mais especializados, artigos de revisão e/ou artigos originais serão selecionados de acordo com as técnicas experimentais abordadas.
Método de ensino
Os estudantes serão organizados em grupos com um máximo de 4 elementos. Em grupo fazem uma preparação prévia do trabalho experimental a realizar em cada semana, incluindo por vezes a elaboração de parte do protocolo experimental. Após a realização do trabalho é apresentado um relatório que deverá incluir a análise e discussão dos resultados e o seu enquadramento teórico e as conclusões.
Método de avaliação
A avaliação será contínua e terá em conta o desempenho do aluno na preparação e realização dos trabalhos experimentais e ainda na sua capacidade crítica de análise e interpretação dos resultados obtidos, assim como da sua apresentação escrita e oral.
A nota final será atribuída de acordo com a seguinte ponderação:
30% componente laboratorial + 40% relatório + 30% apresentação e discussão do relatório
Conteúdo
Os estudantes terão a oportunidade de executar trabalho experimental em diferentes áreas da Bioquímica, desde a Biologia Molecular à Biofísica. Serão aplicadas técnicas utilizadas na produção e purificação de biomoléculas e sua caracterização a nível bioquímico e biofísico, cinético, espectroscópico e estrutural. No caso de proteínas recombinantes, o trabalho prático poderá também incluir técnicas de amplificação de genes, clonagem e expressão. Será também feita a caracterização cinética de uma enzima presente num tecido biológico. Os trabalhos a realizar serão articulados com o conteúdo das restantes UCs do 1º semestre deste Mestrado.