Glicobiologia e Doença
Objetivos
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
- Associar a estrutura e função biológica dos glicanos e as proteínas que os reconhecem (lectinas, adesinas);
- Interpretar a estrutura dos glicanos de acordo com a sua classe e via biossintética:
- Determinar as diferentes formas como a glicosilação molda a actividade dos receptores imunitários e tem impacto na resposta imunitária;
- Classificar as proteínas que reconhecem os glicanos de acordo com a sua especificidade e função biológica;
- Nomear as patologias cujos mecanismos envolvem os glicanos;
- Indicar metodologias avançadas em glicobiologia para o estudo de glicanos;
- Explicar os princípios básicos das metodologias/tecnologias utilizadas para analisar a estrutura das latas de glicose;
- Interpretar os resultados de testes diagnósticos simples utilizados na prática clínica para doenças congénitas de glicosilação (CDG) e cancro;
- Explorar a relação entre as estruturas e os mecanismos fisiopatológicos por detrás de certas condições patológicas (por exemplo, cancro e CDG);
- Enumerar medicamentos baseados em glicanos ou em glicoconjugados ou em proteínas que os reconheçam e modelem;
- Formular questões relacionadas com a diversidade, função e reconhecimento dos glicanos e a sua relevância em patologias como a CDG, a infecção e o cancro
- Interpretar publicações científicas e ser capaz de destacar uma matéria no campo da Glicociência;
Caracterização geral
Código
12032
Créditos
3.0
Professor responsável
Maria Angelina de Sá Palma, Paula Alexandra Quintela Videira
Horas
Semanais - 2
Totais - 24
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Bioquímica e Genética Molecular
Bibliografia
Essentials of Glycobiology –Varki A, Cummings RD, Esko JD, et al., editors. Essentials of Glycobiology. 4th edition. Cold Spring Harbor (NY): Cold Spring Harbor Laboratory Press; 2022-. Available free from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK579918/ .
Introduction to Glycobiology –Third Edition Maureen E. Taylor and Kurt Drickamer, Oxford University Press, Inc., New York. 2011, ISBN 978-0-19-956911-3. Available to request in the library as a hard-copy.
Artigos científicos selecionados
Disponibilizados pelos docentes na página MOODLE da disciplina.
Método de ensino
A Unidade de Glicobiologia e Doenças está organizada em aulas teóricas seguidas de exercícios práticos. As aulas teóricas são dadas presencialmente através da apresentação de conteúdos (slides em Powerpoint e em inglês). Algumas aulas são dadas em formato b-learning. Neste caso, são disponibilizados 3-4 pequenos vídeos por aula, com a gravação dos conteúdos, e são disponibilizados fóruns online através do Moodle para promover a interação professor-aluno.
Em todas as aulas são destacados os objectivos e os conceitos e competências a adquirir.
Pretende-se estimular o trabalho autónomo e desenvolver uma atitude crítica face aos temas, promovendo as dúvidas/questões dos alunos.
Em algumas aulas são utilizados instrumentos electrónicos (telemóvel ou computador) para promover a discussão e questões interactivas através do programa Mentimer como ferramentas didácticas e pedagógicas.
As aulas práticas incluem a descrição e utilização de tecnologias e permitem aos alunos aplicar os conhecimentos através da familiarização com instalações de referência da FCT-NOVA nomeadamente o GlycoLAb para visualização de microarrays de glicanos e o laboratório de RMN, acompanhar experiências em curso e trabalhar na análise de dados obtidos com aplicações concretas destas metodologias.
O ensino é leccionado em português ou inglês, consoante a nacionalidade dos alunos inscritos, e os diapositivos são sempre apresentados em inglês.
Método de avaliação
Recomenda-se a presença nas aulas teóricas e é obrigatória a presença em pelo menos dois terços das aulas práticas e teórico-práticas.
As notas são atribuídas com base nestes três parâmetros:
1) Um teste escrito com uma ponderação de 50 %, que inclui matéria das aulas teóricas e práticas. Este teste deve ter uma nota superior a 9 valores;
2) Apresentação e discussão de um trabalho de destaque sobre um glicano ou proteína ligante de glicano com relevância para a doença com uma ponderação de 30%;
3) Participação nas aulas, incluindo tarefas realizadas durante as aulas práticas, e tarefas colocadas na plataforma moodle com uma ponderação de 20%;
A nota final é dada pela soma da nota do teste, da nota da apresentação e discussão do trabalho científico em destaque e da nota da participação. Esta soma deverá ser superior a 9,5 valores para aprovação na disciplina.
Em caso de exame, o aluno deve ter frequentado a unidade curricular. O aluno pode optar por fazer o exame de toda a matéria, caso em que é valorizado a 100%, ou apenas da matéria do teste, caso em que o exame é valorizado a 50%, mantendo-se a nota obtida na apresentação e discussão de um destaque científico e a nota da participação.
Conteúdo
Day |
Type of class/ Syllabus |
Teacher |
14/09 |
Theory: Introduction to the curricular unit/ Introduction to Glycobiology. Practical 1: Introduction to the practical component and bioinformatics tools/platforms made available in the unit - Formation of groups.
|
Paula Angelina Filipa |
21/09 |
Theory: Introduction to Glycobiology: basic concepts of the structural diversity of glycans Practical: Introduction to glycan identification and structure exercises and use of an international database to build glycan molecules (GlyGen).
|
Angelina |
28/09 |
Theory: Glycan biosynthesis - N- and O-glycosylation - ER-GOLGI secretion pathway and glycoprotein processing. Practical: Continuation of the exercises on identifying glycans - N- and O-glycans and their function in the cell.
|
Angelina |
12/10 |
Theory: Advanced methodologies in Glycobiology for the study of glycans - from the molecule to the cell Practical: Visit to the GlycoLab - Microarray facility. Virtual exhibition of a microarray laboratory, specialised equipment and methodologies
|
Angelina |
19/10 |
Theory: Glycan Recognition - Lectins and Antibodies Practical: Analysing glycan microarray data - identifying fine specificity for glycans and discovering new ligands in infection
|
Angelina |
26/10 |
Theory: Glycobiology and Inflammation: Recognition of glycans by the immune system and immunomodulation. Inflammatory process and cell migration. Practical: Flow cytometry - exercises (lectin staining)
|
Paula |
2/11 |
Theory: "Glycan-mediated microbial adhesion" - e-learning session (moodle interface). Practical: Moodle Quizzes
|
Paula
|
9/11 |
Theory: Molecular recognition of glycans by lectins in disease. From structure to function. Practical: Visit to NMR laboratory
|
Filipa |
16/11 |
Theory: Glycans in cancer: biomarkers and treatment opportunities. Practical: Analysis of tissue samples by immunohistochemistry and discussion.
|
Paula
|
23/11 |
Theory: Congenital disorders of glycosylation (CDGs) and human therapy Practical: Clinical case discussion: from mutation to diagnosis/treatment
|
Paula |
TBD |
Two theoretical-practical classes: Presentation and discussion of scientific an highlight on Glycobiology |
Paula Angelina Filipa |
30/11 |
Test |
Paula Angelina Filipa |
|
|
|
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: