Seminário Interdisciplinar emTópicos de Investigação em Ciências da Vida, Terra e Ambiente

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)


Conhecimentos:
Sobre as investigações mais relevantes realizadas na FCTUNL e sobre a sua relevância para a sociedade.
Sobre as metodologias, as questões, as técnicas, as dificuldades e os “estados de espírito” dos cientistas da FCTUNL.


Compreensão:
Dos modos de produção do conhecimento científico e da sua influência no ensino.
Competências:
Relacionar a actividade dos cientistas com as características e necessidades do ensino.
Ler, interpretar, criticar e sistematizar literatura de divulgação científica.
Fundamentar e construir documentos que descrevam problemáticas da ciência.

Caracterização geral

Código

11389

Créditos

3.0

Professor responsável

João José de Carvalho Correia de Freitas

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Uso de computadores e Internet na óptica do utilizador

Domínio suficiente do inglês - leitura e escuta

Bibliografia

Derry, G. N. (1999). What Science is and How it Works (pp. 1–323). Princeton, N. J.: Princeton University Press.
Fiolhais, C. (2011). A Ciência em Portugal (pp. 1–118). Lisboa: Fundac?a?o Francisco Manuel dos Santos.
Gago, J. M., Ziman, J., Caro, P., Constantinou, C., Davies, G., Parchamannn, I., et al. (2004). Increasing Human Resources for Science and Technology in Europe (Report to the EC Conference Europe Needs More Scientists) (pp. 1–182). European Commission.
Rocard, M., Csermely, P., Jorde, D., & Lenzen, D. (2007). Science Education Now: A Renewed Pedagogy for the Future of Europe. European Commission.
Rutherford, F. J., & Ahlgren, A. (1995). Ciência para Todos. (C. C. Martins, Trans.) (1st ed., pp. 1–215). Lisboa: Gradiva.
Snow, C. P. (1964). The Two Cultures: And A Second Look (pp. 1–113). Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

A unidade curricular decorrerá com palestras semanais, seguidas de debate, com leitura prévia e fórum online.

Será requerida a participação em pelo menos 4/5 das conferências.

Método de avaliação

A avaliação na unidade curricular será contínua e terá em consideração a assiduidade e participação nas palestras, bem como a elaboração por cada aluno de um portefólio digital ou, em alternativa, de umartigo (máximo de 15000 caracteres, incluindo espaços) sobre a temática de uma ou várias conferências, para um público alvo devidamente identificado (e.g., jornal do tipo “A Página da Educação” ou um texto de opinião para um semanário ou diário).

Conteúdo

A ênfase será em  Tópicos de Investigação em Ciências da Vida, da Terra e do Ambiente.
A coordenação do seminário escolherá em cada semestre um conjunto de cientistas da FCTUNL, em particular jovens cientistas, que prepararão conferências de aproximadamente 1 hora, seguida de debate e antecedida de leitura prévia sobre o tema da conferência. O debate será ainda complementado com fóruns online.

Exemplos de temas possíveis, tendo em conta os temas de investigação em curso em Maio de 2013:

  • Molecular Mechanisms underlying Hypertrophic Cardiomyopathy
  • Microfluidic devices for biosensors
  • Phylogenetics of Plant Pathogenic Fungi
  • Cancer Photothermal Therapy
  • Peptidoglycan amidation: an unexplored step of bacterial cell wall synthesis
  • Chemical Sensors and Biosensors
  • Biodeterioration of glazed wall tiles
  • Model for assessing sustainability of small scale energy production
  • Functional Genomics and Physiology of Yeasts
  • Yeast Evolutionary Ecology
  • Antibiotic resistance in Staphylococcus aureus