Informação e Documentação Jurídicas

Objetivos

A disciplina de Informação e Documentação Jurídicas (InfoDoc) não é, nem pretende ser, uma disciplina de introdução ao direito e/ou à metodologia jurídica, matérias versadas autonomamente noutras disciplinas de primeiro e segundo ciclo, embora pontualmente tenha de fazer apelo ou antecipar tópicos versados nestas disciplinas. A InfoDoc assume-se como uma disciplina iminentemente prática e com um valor instrumental para qualquer futuro jurista independentemente da área em que venha a trabalhar ou da profissão que venha a exercer: partindo da (mas não se circunscrevendo à) clássica distinção entre IGNOREes do direito, a InfoDoc visa dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam, numa perspetiva bilingue (português/inglês) e em consonância com a relevância do idioma para os diferentes temas abordados, (i) pesquisar (responder às questões o quê, onde, como e para quê procurar a informação), (ii) selecionar (avaliar criticamente as IGNOREes de informação e o material recolhido) e (iii) tratar (extrair, processar e sintetizar informação a partir dos materiais recolhidos de acordo com determinados critérios e métodos) a informação jurídica ou juridicamente relevante em português e em inglês.

Caracterização geral

Código

27130

Créditos

2

Professor responsável

Lúcio Tomé Feteira, Giulia Priora

Horas

Semanais - 1.5

Totais - 18

Idioma de ensino

Português, Inglês

Pré-requisitos

Não há.

Bibliografia

AMARAL, Diogo Freitas do, Manual de introdução ao Direito, vol. I, Almedina, 2019

 

ARAGÃO, Alexandra, Breves reflexões em torno da investigação jurídica, Boletim da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Volume LXXXV, Coimbra, 2009, pp. 765-794.

 

AZEVEDO, Mário, Teses, relatórios e trabalhos escolares, 9.ª edição, UCE, 2018

 

BERTHELOT, Jean-Michel (Dir.), Épistémologie des sciences sociales, 2e. édition, PUF, 2018

 

BRITO, Miguel Nogueira de, Introdução ao Estudo do Direito, AAFDL, 2017

 

BOOTH, Wayne C. et aliiThe Craft of Research, 4th edition, University of Chicago Press, 2016

 

VAN CAMPENHOUDT, Luc, MARQUET, Jacques e QUIVY, Raymond, Manual de Investigação em Ciências Sociais, 8.ª edição, Gradiva, 2019 [pp. 17-213]

 

CURA, António A. Vieira, Organização judiciária portuguesa, 2018, Gestlegal

 

MANN, Thomas, The Oxford Guide for Library Research, 4ª edição, Oxford University Press, 2015

 

MEIRIM, José Manuel, Como pesquisar e referir em Direito, Coimbra Editora, 2008

 

PARK, Chris, In other (peoples) words: plagiarism by university students ¿ literature and lessons¿, Assessment & Evaluation in Higher Education, 28, n. 5, 2003, 471-488 

 

RIBEIRO, Gabriel Mithá, Novo Manual de Investigação, Contraponto, 2018 [pp. 1-59]

 

SOUSA, Miguel Teixeira de, Introdução ao Direito, Almedina, 2019

 

SUTHERLAND-SMITH, Wendy, Plagiarism, the internet and student learning: improving academic integrity, Routledge, 2008

Método de ensino

Aulas expositivas dialogadas

Método de avaliação

Exame escrito final obrigatório, individual: 100% dos créditos

Conteúdo

  1. Introdução
  2. Pesquisa, seleção e tratamento de informação e documentação jurídicas em português: considerações gerais e estrutura da disciplina
  3. Pesquisa de informação e documentação jurídicas
    1. Fontes de Direito: noção, classificação e relevância
    2. Direito interno português
    3. Direito interno de outros países: breve introdução à pesquisa em direito comparado
  4. Seleção de informação e documentação jurídicas
    1. Questões transversais e questões específicas
    2. Bibliotecas: catálogo, repositório e bases de dados
    3. Internet (1): motores de busca, bases de dados e blogs
    4. Internet (2): sites institucionais (entidades públicas, institutos e centros de investigação, think tanks e entidades do setor privado)
    5. Seleção de informação e documentação jurídica no estrangeiro
  5. Tratamento de informação e documentação jurídicas
    1. A forma: regras de estilo e de referenciação; estrutura interna de um trabalho académico
    2. A substância: gestão de recursos; fichas de leitura e análise de conteúdos
  6. Conclusão

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: