Trabalho extra-curricular
Objetivos
A realização de um trabalho extracurricular visa favorecer a capacidade de apreensão e de análise reflexiva da realidade cultural e social num contexto diferente do ensino clássico.
Caracterização geral
Código
27146
Créditos
4
Professor responsável
Cristina Nogueira da Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 0
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
A bibliografia usada para a realização dos relatórios do trabalho extracurricular é muito variada e depende da área de ação ou tema escolhido pelos estudantes.
Método de ensino
Os alunos são acompanhados pelo coordenador, por um orientador da instituição em que o trabalho se desenvolve ou, no caso de trabalhos de investigação, por um professor especialista no tema escolhido pelo estudante. A metodologia é por isso muito variável, pois além de depender do tipo de trabalho realizado e da orgânica e funcionamento da instituição em que se desenvolve, depende também do programa de trabalhos elaborado em conjunto com o orientador/professor.
Método de avaliação
Trabalho do estudante correspondente ao mínimo de 112 horas; b) Apresentação pelo estudante de um relatório com descrição da atividade realizada e conclusão sobre os resultados; c) Confirmação do trabalho pela entidade onde foi realizado ou pela pessoa responsável pelo seu desenvolvimento; d) Apreciação por um professor da Faculdade acerca do mérito do trabalho.
O relatório do trabalho extracurricular pode ser apresentado em qualquer semestre a partir do 6.º, inclusive, mas nunca após o último dia de aulas do oitavo semestre.
O relatório deve manifestar uma abordagem reflexiva da realidade com a qual o estudante conviveu, sendo de evitar a mera descrição de factos. Deve incluir apreciações críticas, identificação das dificuldades sentidas na realização do T.E. e dos benefícios tidos com a sua realização.
Conteúdo
Como objeto do trabalho extracurricular podem ser consideradas, designadamente, as seguintes atividades, realizadas em Portugal ou no estrangeiro: a) Participação ativa em projeto de investigação científica, com ou sem natureza jurídica; b) Colaboração com autarquias locais, organizações não governamentais e associações sem fim lucrativo; c) Participação em iniciativas culturais; d) Ajuda humanitária; e) Estágio em atividade profissional, com ou sem natureza jurídica; f) Resolução de conflitos; g) Ações de formação e de apoio pedagógico; h) Curso de formação, que atribua diploma baseado em avaliação, salvo se incidir sobre matéria constante do programa de disciplina lecionada na licenciatura ou no mestrado