Três Formas de Injustiça: Novo Trabalho em Filosofia Jurídica e Política
Objetivos
É um curso de filosofia jurídica e política com um alcance interdisciplinar. O objectivo mais geral do curso é dar aos alunos a oportunidade de ler e de se envolverem com alguns trabalhos muito recentes de três filósofos - Miranda Fricker, Amia Srinivasan, e Kimberley Brownlee. No seu trabalho, estes autores conceptualizam respetivamente três formas de injustiça: injustiça epistémica, injustiça afetiva, e injustiça de privação social.
Cada uma destas três formas de injustiça é acentuada por aspetos da vida nas sociedades contemporâneas que são moralmente, socialmente e legalmente salientes: do preconceito e discriminação à privação de direitos e raiva, dos erros e misoginia baseados no género à solidão, do racismo estrutural à justificação de certas formas de coerção e castigo do Estado, da vulnerabilidade à autoridade, da confiança ao Estado de direito.
Olhando atentamente para a arquitectura dos argumentos avançados por estes três filósofos darão aos estudantes novos instrumentos conceptuais para os ajudar a repensar aspectos fundamentais da relação entre os cidadãos e o Estado, os limites da lei, o significado de "direito fundamental", a justiça social, e os tipos de injustiça que a lei pode ser usada para abordar e corrigir (e aqueles que não pode).
O curso é inovador de duas formas salientes: por um lado, introduz os alunos a um pensamento filosófico sério sobre temas jurídicos de importância central para os profissionais de todos os sectores; por outro lado, concentra-se em três novas e muito recentemente articuladas conceções de injustiça. O curso proporciona uma oportunidade tanto para uma reflexão profunda como para testar ideias filosóficas diretamente através do envolvimento em problemas legais específicos.
Caracterização geral
Código
29005
Créditos
4
Professor responsável
RAQUEL BARRADAS DE FREITAS
Horas
Semanais - 2
Totais - 24
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
i) Injustica Epistémica
Seminar 1:
ESSENTIAL READING: Fricker, Miranda, Epistemic Injustice: Power and the Ethics of Knowing (OUP, 2007), Introduction and Chapter 3
Fricker, Miranda, "Evolving Concepts of Epistemic Injustice", in Kidd, Ian James, Medina, José, and Pohlhaus Jr, Gaile (eds) The Routledge Handbook of Epistemic Injustice (2017), pp.
Seminar 2:
ESSENTIAL READING: Fricker, Miranda, Epistemic Injustice: Power and the Ethics of Knowing (OUP, 2007), Chapters 1, 2, 4 and 5
Williams, Bernard, Truth and Truthfulness: An Essay in Genealogy (Princeton University Press, 2002), pp.
Hawley, K., "Trust, Distrust, and Epistemic Injustice", in Ian James Kidd, José Medina, and Gaile Polhaus, Jr (eds)
The Routledge Handbook of Epistemic Injustice (2017), pp.
Lackey, Jennifer, "False Confessions and Testimonial Injustice" The Journal of Criminal Law and Criminology , Vol. 110, nº 43 (2020)
Langton, Rae, "Speech Acts and Unspeakable Acts", Philosophy and Public Affairs, Vol.22, nº 4 (Autumn 1993), 293-330
McGowan, Mary kate, Just Words: On Speech and Hidden Harm (2019)
Sherman, Benjamin, "There¿s no (testimonial) justice: why pursuit of a virtue is not the solution to epistemic injustice", Social Epistemology, vol.30, Nº 3 (2016), 229-250
Seminar 3:
ESSENTIAL READING:Fricker, Miranda, Epistemic Injustice: Power and the Ethics of Knowing (OUP, 2007), Chapters 6 and 7
Anderson, Elizabeth, "Epistemic Justice as a Virtue of Social Institutions", Social Epistemology, Vol.26, nº2 (2012), 163-173
Langton, Rae, Review of Miranda Fricker's Epistemic Injustice (OUP, 2007), Hypatia, vol. 25, nº2 (Spring 2010), pp. 459-464
ii) Injustica Afetiva
Seminar 1:
ESSENTIAL READING:Srinivasan, Amia, "The Aptness of Anger", The Journal of Political Philosophy, Vol.26, nº2 (2018), 123-144
Bailey, Alison, "On Anger, Silence and Epistemic Injustice", Royal Institute of Philosophy Supplement, vol. 84 (2018), 93-115
Burnyeat, Myles, "Anger and Revenge". Howison Lecture in Philosophy, September 24, 1996, University of California, Berkley
Butler, EmilyA., Tiane L. Lee, James J. Gross, "Emotion regulation and culture: are the social consequences of emotion suppression culture-specific?" Emotion, vol. 7 (2007), 30-48
Callard, Agnes, "The reason to be angry forever", in The Moral Psychology of Anger, ed. Owen Flanagan and Myisha Cherry (Rowman and Littlefield, 2017)
Seminar 2:
ESSENTIAL READING
Srinivasan, Amia, "The Aptness of Anger", The Journal of Political Philosophy, Vol.26, nº2 (2018), 123-144
Plunkett, David, "Anger, Fitting Attitudes, and Srinivasan¿s Category of "Affective Injustice¿¿, The Journal of Political
Philosophy, vol.29, Nº 1 (2021), 117-131
Seminar 3:
ESSENTIAL READING
Srinivasan, Amia, "The Aptness of Anger", The Journal of Political Philosophy, Vol.26, nº2 (2018), 123-144
Archer, A., Georgina Mills "Anger, Affective Injustice, and Emotion Regulation", Philosophical Topics, vol.47, nº2 (2019), 75-94
Pettigrove, Glen, "Meekness and "moral" anger", Ethics, 122 (2012), 341-370
Burnyeat, Myles, "Excuses for Madness", London Review of Books 24, 3-6
Archer, A., B. Matheson, "Commemoration and Emotional Imperialism", Journal of Applied Philosophy (April 2020)
iii) Injustiça de Privação Social
Seminar 1:
ESSENTIAL READING
Brownlee, Kimberley, Being Sure of Each Other (OUP, 2020)
Brownlee, Kimberley, "A Human Right Against Social Deprivation", Philosophical Quarterly, 63 (251): 199-222 (2013)
Nussbaum, Martha, "Capabilities as Fundamental Entitlements: Sen and Social Justice", Feminist Economics, 9 (2-3): 33-59 (2003)
Seminar 2:
ESSENTIAL READING
Brownlee, Kimberley, Being Sure of Each Other (OUP, 2020)
Brownlee, Kimberley, "The lonely heart breaks: on the right to contribute to contribute socially", The Proceedings of the Aristotelian Society, vol. 90, Nº1 (2016), 27- 48
Seminar 3:
ESSENTIAL READING
Brownlee, Kimberley, Being Sure of Each Other (OUP, 2020)
Brownlee, Kimberley, "Social deprivation and criminal justice", Rethinking Criminal Law Theory, François Tanguay-Renaud and James Stribopoulos (eds) (Hart, 2012), 217-230
Herring, Jonathan, Law and the Relational Self (OUP, 2020)
Método de ensino
O ensino da Unidade curricular é realizado através de seminários que se centrarão numa lista de leitura cuidadosamente elaborada. Os estudantes deverão ler todos os materiais com antecedência, em preparação para a discussão. A partir da quarta semana, uma das três horas do seminário será dedicada a uma apresentação e discussão de um artigo ou capítulo de livro, ao qual outro estudante será convidado a responder. Seguir-se-á uma discussão geral, informada pelas leituras para essa semana.
Método de avaliação
As primeiras 9 semanas serão divididas em três conjuntos de três semanas, cada um dedicado ao estudo de uma das três formas de injustiça. Vamos passar 3 semanas (3 conjuntos de 2
horas de seminários) sobre cada forma de injustiça. As restantes cinco semanas do semestre serão dedicadas ao planeamento e escrever um ensaio prolongado (3000-5000 palavras) sobre um tema à escolha dos estudantes. Os estudantes serão convidados a submeter um plano de ensaio e breve revisão de literatura que será apresentado e discutido em seminários programados para os quatro últimos semanas de mandato. Os ensaios serão escritos durante as férias e submetidos para avaliação em Janeiro.
Conteúdo
i) Injustica Epistémica;
ii) Injustica Afetiva;
iii) Injustiça de Privação Social.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: