Tecnologias Emergentes: Governação e Regulação

Objetivos

Trata-se de um curso exploratório, que pretende iniciar os alunos a matérias que se caracterizam pela sua elevada novidade e complexidade, e para as quais o quadro legal ainda não está claramente definido nem, por consequente, existe jurisprudência sólida. Este ano o curso terá como tema umbrela o metaverso e é neste âmbito que serão exploradas dimensões mais especificas: avatars, NFT¿s e digital twins. O objectivo é conferir aos estudantes conhecimentos básicos nestes domínios e desafiá-los a explorar para além das questões discutidas no curso.

Caracterização geral

Código

33204

Créditos

4

Professor responsável

VERA LÚCIA RAPOSO

Horas

Semanais - 2

Totais - 24

Idioma de ensino

Inglês.

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

European Parliament, Metaverse - Opportunities, risks and policy implications, 2022

Cheong, B.C. 2022, ¿Avatars in the metaverse: potential legal issues and remedies¿. Int. Cybersecur. Law Rev. https://doi.org/10.1365/s43439-022-00056-9

Dowdeswell, Tracey & Nachshon (Sean) Goltz, 2022, ¿NFTs and the enclosure of the digital realm¿. Information & Communications Technology Law, Doi:10.1080/13600834.2022.2113435

Friedmann, Danny, 2022, ¿Digital Single Market, First Stop to The Metaverse:

Counterlife of Copyright Protection Wanted¿, in: Law and Economics of the Digital Transformation, Klaus Mathis and Avishalom Tor, eds. (Springer).

Goossens Sophie and Nick Breen, 2021, ¿Ownership in the Metaverse and the Great Illusion of NFTs¿, The Computer & Internet Lawyer, 38(10), pp. 3-5.

Loh, J. 2021. ¿Represent me: please! Towards an ethics of digital twins in medicine: Commentary¿. Journal of Medical Ethics, 47:412.

Método de ensino

O curso estrutura-se em sessões que combinam exposição teórica com a solução prática de casos da vida e com o debate de questões controvertidas.

Os materiais de ensino incluem, não apenas as referências indicadas, mas também pequenos vídeos que serão integrados para dinamizar as aulas e dar-lhes um teor mais prático.

Na segunda parte do curso espera-se que os alunos que desejem avaliação contínua apresentem uma breve exposição oral (15 minutos) de um tema a acordar com a regente, ao qual se pode seguir um pequeno debate (Q&A).

Método de avaliação

A avaliação poderá processar-se de duas formas:

Avaliação final: Exame final, com consulta de todos os materiais

e/ou

Avaliação continuada:

Participação nas aulas  (20%)

Exposição do tema e respectivas Q&A  (40%)

Relatório escrito, a apresentar no final do semestre, sobre o tema da apresentação oral, entre 3000 e 4000 palavras (sem contar referências bibliográficas) (40%)

Conteúdo

1) Metaverse

2) O metaverso e

2.1) NFTs

2.2) Avatars

2.3) Digital twins