Ética e Regulação da Inteligência Artificial
Objetivos
O curso visa introduzir os alunos os discursos doutrinários e políticos sobre os quadros éticos e regulamentares da IA. O objetivo global é familiarizar os alunos com os fundamentos teóricos de tal, as suas principais referências legais e as IGNOREes mais fiáveis, e envolver-se nesta discussão oportuna, apoiando-se em informações legislativas e judiciais relevantes.
Caracterização geral
Código
33257
Créditos
4
Professor responsável
Giulia Priora
Horas
Semanais - 2
Totais - 24
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Excerpts from Woodrow Barfield and Ugo Pagallo, Advanced Introduction to Law and Artificial Intelligence (Edward Elgar 2020); Larry DiMatteo et al (eds), The Cambridge Handbook on Artificial Intelligence. Global Perspectives in Law and Ethics (Cambridge University Press 2022); Hans Micklitz et al, Constitutional Challenges in the Algorithmic Society (Cambridge University Press 2021); Martin Ebers et al, Contracting and and Contract Law in the Age of Artificial Intelligence (Hart 2022).
Método de ensino
Palestras, apresentação de trabalhos e discussões moderadas em aula.
Método de avaliação
A avaliação será baseada ou num trabalho de ensaio em casa ou num exame final. Cada opção contará 100% da nota final.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA: APRESENTAÇÃO DA TURMA + ENSAIO (100%)
Os alunos podem decidir fazer uma apresentação de 15 minutos sobre um dos tópicos seleccionados. Uma semana após a apresentação da turma, os estudantes terão de carregar um ensaio individual de um máximo de 3000 palavras (notas de rodapé incluídas) sobre o mesmo tópico.
EXAME FINAL (100%)
Os estudantes podem decidir sentar-se num exame final de 2 horas, de livro aberto, baseado em perguntas.
Todos os trabalhos e exames serão verificados quanto a plágio. Quando isto for detectado, será atribuída uma nota de reprovação. Aos alunos que reprovarem no exame será oferecida a possibilidade de o voltar a fazer. Os estudantes com necessidades especiais (por exemplo, necessidades médicas, deficiências ou deficiências visuais, necessidades de maternidade) são encorajados a contactar a Prof. Giulia no início do curso para organizar em conjunto um método de avaliação adequado.
Conteúdo
Sessão 1: Introdução: porquê ética e porquê direito?
Sessão 2: Definições legais de robôs e algoritmos
Sessão 3: Consentimento em IA
Sessão 4: Preconceito e discriminação na IA
Sessão 5: Danos na IA
Sessão 6: Benefício em IA
Sessão 7: Automatização no sector da educação
Sessão 8: Automatização no sector da mobilidade
Sessão 9: Automatização no sector da saúde
Sessão 10: Automatização nos sectores criativos
Sessão 11: Automatização no sistema judicial
Sessão 12: Discussão de perguntas e respostas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: