Filosofia Social e Política
Objetivos
Capacitar o estudante a:
1) analisar teorias fundamentais da filosofia social e política,
2) com base em tais teorias, analisar problemas socio-político-jurídicos contemporâneos,
3) construir uma base teórica para sua própria dissertação de mestrado
Caracterização geral
Código
33237
Créditos
6
Professor responsável
Soraya Nour Sckell
Horas
Semanais - 3
Totais - 36
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
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Método de ensino
I) Aula expositiva
1) Exposição das principais questões de filosofia social e política, contextualizando as teorias, comparando e analisando o seu âmbito e relevância (objectivo 1).
2) Aplicação destas teorias na análise das questões conjunturais sociais e jurídico-políticas (objectivo 2).
Os tópicos II-V exigem que os estudantes organizem ideias e conhecimentos, aperfeiçoem e consolidem os seus argumentos, e reforcem a sua posição.
II) Discussão após a exposição oral. Visa também reforçar a capacidade de se envolverem numa discussão científica, formulando perguntas e objecções.
III) Apresentação oral individual. É uma preparação para o ensaio escrito individual. Visa também reforçar a capacidade de falar claramente a um público.
IV) Debate após a apresentação oral. Visa também reforçar a capacidade dos estudantes de participar numa discussão científica, formulando perguntas e objecções, bem como responder às que lhes são dirigidas.
V) Ensaio individual escrito, onde o estudante pode apresentar a sua própria concepção sobre um tema em filosofia social e política, combinando a análise do texto com a análise de uma questão social actual, estabelecendo novas associações interdisciplinares numa reflexão crítica original (objectivo 3). Visa também levar o estudante a escrever coerentemente sobre a sua própria tese e a investigar autonomamente.
Método de avaliação
Há três possibilidade de avaliação:
1) Apenas "Outros Elementos": 100% A avaliação será feita ao ensaio escrito. Mas só será aceito o ensaio escrito de quem tiver feito a apresentação oral.
2) Apenas "Exame": 100% O exame versa sobre todo o programa
3) "Outros Elementos e Exame" Todos têm a possibilidade de fazer exame para melhoria da classificação obtida em "Outros Elementos": A classificação final é a obtida no exame, se for superior. Se for inferior, a classificação final será a média ponderada (50% para cada classificação).
Estrutura do ensaio (50.000 caracteres, tudo incluído):
Introdução: Relação da problemática da própria dissertação com o autor estudado (p. ex.: como o conceito de "campo jurídico" de Bourdieu pode contribuir para analisar conflitos entre diferentes atores sociais em questões ligadas aos indígenas?) (3 valores)
Parte 1: Contextualização histórica e teórica do autor (3 valores)
Parte 2: Análise dos conceitos fundamentais do autor (p. ex: "habitus" e "campo") (3 valores)
Parte 3: Análise dos conceitos jurídicos do autor (p. ex.: conflitos entre os juristas e "campo jurídico") (3 valores)
Parte 4: Relação entre a teoria estudada e problemas socio-político-jurídicos contemporáneos, bem como com a própria dissertação (p. ex., como faz Orlando Villas-Boas Filho, para a construção de um conceito de "campo indigenista") (3 valores)
Conclusão: Relevância da teoria estudada para a própria dissertação (3 valores)
Trabalho feito de modo excecional: 2 valores
Conteúdo
1) Justiça, democracia e cidadania: perspetivas filosóficas, sociológicas e antropológicas
2) Estado de direito, interpretação jurídica, argumentação jurídica
3) Estado: vigilância, estado de exceção
4) Questões europeias, internacionais e globais
5) Igualdade
6) Trabalho, desemprego, precariedade
7) Pluralismo, diversidade, multiculturalismo
8) Reconhecimento
9) Pós-colonialismo
10) Hospitalidade, imigração, refugiados
11) Vulnerabilidade
12) Deficiências
13) Feminismo e questões de gênero
14) Meio Ambiente
15) Direitos dos Animais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: