Governação do Oceano

Objetivos

O programa da unidade curricular assenta em três principais objetivos: 

 

O1- Exame e análise dos principais conceitos e princípios aplicáveis à governação dos oceanos e à sustentabilidade do mar, com a apresentação do impacto da globalização nos temas relacionados com o mar e a capacitação dos alunos para intervir na explicação e discussão dos fundamentos da governação dos oceanos 


O2- Enquadramento e exploração dos efeitos da globalização na gestão dos assuntos do mar bem como a recolha e análise de informação relativa aos temas da governação e da sustentabilidade do mar


O3- Os alunos deverão ser capazes de compreender e identificar as bases da necessidade da gestão sustentável dos recursos marinhos, reconhecer a relação entre a evolução tecnológica e os desenvolvimentos nas políticas de gestão dos recursos marítimos e na governação dos oceanos e compreender as convergências e divergências entre seus contextos locais, regionais e globais

Caracterização geral

Código

33244

Créditos

4

Professor responsável

Jorge Oliveira e Carmo

Horas

Semanais - 2

Totais - 24

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Allison, E. H. (2001) Big laws, small catches: Global Ocean governance and the fisheries crisis. Journal of International Development, 13, pp. 933-950.


Bosa, Miguel Suárez (2014), Atlantic Ports and the first Globalisation c. 1850-1930, London: Palgrave Macmillan.

 

Boesch, D.F. (1999) The role of science in ocean governance. Ecological Economics, 31, pp. 189-198.

 

Carpenter, A.; Johanson, T. and Skinner, J. (2021). Sustainability in the Maritime Domain - Towards Ocean Governance and Beyond. Springer.

 

Costanza, R. (1999) The ecological, economic and social importance of the oceans. Ecological Economics, 31, pp. 199-213.


Gabeccia, Donna R. Hoerder, Dirk (2011), Connecting seas and connected rims, Boston: Brill.

 

Green, D.R. and Payne, J. (2017). Marine and Coastal Resource Management. Principles and Practice. Earthscan Oceans. Routledge, New York 

 

Harris, Paul G. (2019). Climate Change and Ocean Governance, Politics and Policy for Threatned Seas. Cambridge University.

 

Marques Guedes, Armando. and Richardson, John. (2012). The Fractured Ocean. Current Challenges to Marine Policy in the Wider Atlantic. 


Magee, Gary B., Thomson, Andrew (2010), Empire and Globalisation, Cambridge: Cambridge University Press


Mathieson, Charlotte (ed) (2016), Sea Narratives, London: Palgrave Macmillan

 

Mooney, Annabella, Evans, Betsy (2007), The Globalization: Key Concepts, N.Y.: Routledge.


Monaco, André, Prouzet, Patrick (2015), Governance of seas and oceans, London: Wiley

 

Myles, P. B. (2017). Maritime Clusters and the Ocean Economy. An Integrated Approach to Managing Coastal and Marine Space, Routledge, New York

 

Steger, Manfred B. (2009), Globalization: a very short introduction, Oxford: Oxford University Press.

 

Zacharias, M. (2014). Marine Policy, An Introduction to Governance and International Law of the Oceans, Routledge, New York

Método de ensino

As aulas serão sempre ministradas de forma interativa, onde os alunos serão convidados a participar de forma activa na discussão dos diversos temas relacionados com a governação dos oceanos. O método de ensino inclui Seminário e Orientação Tutorial. A exposição oral será acompanhada pela disponibilização de diversos materiais na plataforma de ensino virtual e com acompanhamento à distância do progresso dos alunos na assimilação das diversas matérias. Exercícios e trabalhos práticos, apresentações dos alunos e discussão na aula dos diversos tópicos ajudarão a estabelecer ligações entre os aspectos teóricos e práticos das matérias. 

Método de avaliação

A avaliação dos alunos será continua com participação nas aulas e elaboração de trabalhos escritos, sua apresentação oral na sala de aula e discussão entre os colegas sob orientação do professor. Espera-se dos alunos a presença nas aulas e a participação activa nas discussões de grupo dos diversos trabalhos dos colegas sobre tópicos escolhidos e distribuídos individualmente aos alunos nas primeiras aulas. Além disso, os alunos também terão sempre a possibilidade de ser avaliados por um exame final escrito.

 

Discussão em aula dos tópicos do programa: 20%
Relatório e apresentação individual na sala de aula: 40%
Trabalho escrito individual: 40%
Avaliação Final
Exame de 1ª e 2º Época (100%)

Conteúdo

O programa da unidade curricular considera quatro conteúdos principais: 

 

CP1- Introdução aos conceitos e ao enquadramento na evolução da governação dos oceanos 
CP2- Enquadramento regulatório e efeitos da globalização nos novos desafios da governança
CP3- Evolução tecnológica relativamente a questões marítimas e a comunicação permanente e as dinâmicas da governação participativa na gestão dos oceanos e os seus níveis de implementação global, nacional, regional e local nas politicas do mar
CP4- Globalização, economia azul e governança na perspetiva regional, os exemplos de gestão integrada de recursos marítimos comuns e as tendências futuras na evolução da governação dos oceanos