Legaltech
Objetivos
- Identificar e compreender as forças e tendências de mudança no sector legal, incluindo o impacto dos desenvolvimentos tecnológicos.
- Compreender as componentes da transformação digital e de Legaltech e de que forma se relacionam.
- Compreender a cadeia de valor dos serviços jurídicos.
- Identificar, compreender e explorar os desafios e as oportunidades (pessoais e profissionais) decorrentes da mudança e da tecnologia no sector legal.
Caracterização geral
Código
33260
Créditos
6
Professor responsável
LUÍS ALVES DIAS
Horas
Semanais - 2
Totais - 24
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bibliografia indicativa:
* Rogers, David, The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age (Columbia Business School Publishing: 2016)
* Susskind, Richard, Tomorrow's Lawyers: An Introduction to Your Future (Oxford: 2017 (2nd edition))
* DeStefano, Michele, Legal Upheaval: A Guide to Creativity, Collaboration, and Innovation in Law (American Bar Association: 2018)
* Ledered, Peter e outros, New Suits: Appetite for Disruption in the Legal World (Stämpfli Verlag AG: 2019)
* Newton, Jack, The Client-Centered Law Firm: How to Succeed in na Experience-Driven World (Blue Check Publishing: 2020)
* Østergaard, Kris, Transforming Legacy Organizations: Turn your Established Business into an Innovation Champion to Win the Future (Wiley: 2019)
* von Pfeil, Rupprecht Graf e outros, Legal Tech and Digital Transformation: Competitive Positioning and Business Models of Law Firms (Globe Law and Business: 2018)
* Parker, Isabel, Successful Digital Transformation in Law Firms (Globe Law and Business: 2021)
* Kowalski, Mitchell, Avoiding Extinction: Reimagining Legal Services for the 21St Century (iUniverse: 2016)
* Chishti, Susanne e outros, The LegalTech Book: The Legal Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and FinTech Visionaries (Wiley: 2020)
* Saldanha, Tony, Why Digital Transformations Fail: The Surprising Disciplines of How to Take Off and Stay Ahead (Berrett-Koehler Publishers: 2019)
Método de ensino
Uma mistura de aulas teórico-práticas e reflexões individuais e grupais na aula, que permitam aos alunos não só a aquisição de conhecimento acerca da matéria em causa, mas também o desenvolvimento de competências e aptidões relevantes para o seu futuro.
Adicionalmente, será pedido aos estudantes que desenvolvam, em grupos, um projeto relacionado com Legaltech ao longo do semestre. Cada projeto será apresentado à turma no final do semestre.
Método de avaliação
Os estudantes serão avaliados com base num modelo de avaliação contínua que consiste nas seguintes partes:
(a) Participação durante as aulas: 20%
(b) Exercícios individuais: 45%
(c) Exercícios de grupo: 35%
Nota relativa aos exames finais: Os estudantes retêm o direito de serem avaliados com base num exame final escrito, no contexto do qual terão de responder tanto a perguntas de escolha múltipla como a perguntas abertas sobre tópicos relacionados com os resultados de aprendizagem anteriormente descritos. As notas finais serão anunciadas dentro de duas semanas após o dia do exame.
Conteúdo
Parte 1: Introdução (o quê)
A) O que é Legaltech
B) Legaltech no contexto da transformação digital do sector legal
Parte 2: O sector legal em mudança (o porquê)
C) A evolução do sector legal
D) Drivers e tendências de mudança no sector legal
E) Impacto da mudança no sector legal
F) Exemplos/casos de estudo
Parte 3: Concretizar a transformação digital do sector legal (o como)
G) A cadeia de valor dos serviços jurídicos
H) Os elementos da transformação digital e como começá-la
I) Exemplos/casos de estudo
Parte 4: A tecnologia em especial (o como)
J) Legaltech Framework
K) Tendências e números da implementação tecnológica
L) A infraestrutura tecnológica das sociedades de advogados: presente e futuro
M) Os novos modelos de negócio
N) Exemplos/casos de estudo
Parte 5: O profissional jurídico do futuro (o quem)
O) Enquadramento e modelos
P) Apanhado geral e conclusões
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: