Doutoramento em Estudos de Género

Objetivos educativos

Em associação com ISCSP-ULisboa e Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa.
Espera-se que as/os estudantes:
- Adquiram conhecimento crítico de referenciais teóricos e metodológicos dos Estudos de Género, de modo a aplicá-los na análise em contextos variados de pesquisa e de problemas;
- Desenvolvam competências no desenho inovador e autónomo de projetos de investigação contribuindo para o progresso da ciência e do conhecimento das sociedades;
- Desenvolvam capacidades para selecionar e utilizar procedimentos técnicos
adequados na recolha,utilização e interpretação de dados;
- Adquiram competências ao nível da escrita científica em diversas modalidades,e ao nível da apresentação oral dos processos de pesquisa e dos resultados;
- Sejam capazes de elaborar juízos críticos sobre o próprio trabalho e o dos seus pares, e o seu impacto social,em conformidade com regras deontológicas e éticas;
- Sejam capazes de responder a procuras sociais diversificadas, garantindo precisão científica e independência;
- Adquiram as competências científicas necessárias para divulgar conhecimento científico.

Caracterização geral

Código DGES

PA41

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Grau a Atribuir

Acesso a outros cursos

Acesso a Programas de Pós Doutoramento.

Coordenador

Teresa Pizarro Beleza e Helena Pereira de Melo

Data de abertura

Outubro

Número máximo de admissões

20

Propinas

Valor Total da Propina: 6500€

 

 

PRÉMIOS DE MÉRITO NO DOUTORAMENTO:

Aos/Às candidatos/as cuja classificação final de ingresso num 3.º ciclo de estudos da NOVA School of Law, conforme apreciação e seriação pelo respetivo júri, seja igual ou superior a 70 valores (na escala de 0/100) e que se matriculem e frequentem esse ciclo de estudos na NOVA School of Law, é atribuído um prémio em dinheiro de montante correspondente a 50% do valor da propina que venham a pagar, correspondente à fase letiva do Doutoramento.

Na fase não letiva do Doutoramento, em cada ano letivo são atribuídos três prémios de mérito académico a estudantes da NOVA School of Law:

- Ao/À melhor/a melhor aluno/a da fase letiva de um 3.º ciclo de estudos que prossiga e frequente a fase não letiva, é atribuído um prémio em dinheiro de montante correspondente a 100% do valor da propina que venha a pagar, correspondente à fase não letiva do Doutoramento, se a sua média for igual ou superior a 18 valores (na escala de 0/20).

- Ao/À segundo/a melhor aluno/a da fase letiva de um 3.º ciclo de estudos que prossiga e frequente a fase não letiva, ou à/aos duas/dois melhores, caso o 1.º não atinja uma média igual ou superior a 18 valores, é atribuído um prémio em dinheiro de montante correspondente a 60% do valor da propina que venha a pagar, correspondente à fase não letiva do Doutoramento.

- Ao/À terceiro/a melhor aluno/a da fase letiva de um 3.º ciclo de estudos que prossiga e frequente a fase não letiva, é atribuído um prémio em dinheiro de montante correspondente a 40% do valor da propina que venha a pagar, correspondente à fase não letiva do Doutoramento.

Para aferir as melhores classificações na fase letiva só são tidas em conta as classificações obtidas na NOVA School of Law.

Em caso de empate, será critério de desempate a média das classificações atribuídas às unidades curriculares obrigatórias da fase letiva do Doutoramento.

 

Só são elegíveis para atribuição destes prémios de mérito académico os/as estudantes que concluam a fase letiva no tempo devido, quer a frequentem em tempo integral, quer em tempo parcial.

 

Horários

Este curso é lecionado em horário pós-laboral. Algumas Unidades Curriculares opcionais poderão ser lecionadas em horário diurno.

Idioma de ensino

Português

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O grau de doutor é conferido aos que tiverem obtido 240 ECTS, através da aprovação no curso de doutoramento (80 ECTS), e da elaboração da tese de doutoramento, sua discussão e aprovação (160 ECTS).

Condições de acesso

Titulares de Mestrado ou equivalente legal em diferentes áreas científicas como Ciências Sociais e Humanas, Ciências da Vida, Ciências Tecnológicas, ou quaisquer outras áreas científicas e artísticas. Quem detenha currículo escolar, científico ou profissional especialmente relevante para os Estudos de Género, que indicie capacidade para a realização com sucesso deste ciclo de estudos.

Regras de avaliação

A disponibilizar brevemente