Teorias feministas e de género, estudos LGBTIQ+, movimentos sociais
Objetivos
Pretende-se com esta Unidade curricular que os/as estudantes aprendam:
• Compreender o a¿mbito e alcance de teorias feministas e de ge¿nero e estudos LGBTIQ +;
• Compreender as principais ideias apresentadas por autores seminais, como Michel Foucault, Judith Butler, Eve Kosofsky Sedgwick;
• Explorar criticamente a pesquisa atual sobre as intersec¿o¿es de ge¿nero e sexualidade;
• Utilizar teorias feministas e de ge¿nero e estudos LGBTIQ + para examinar questo¿es contempora¿neas ;
• Aplicar conceitos teo¿ricos para entender os seus mundos quotidianos, desenvolvendo o pensamento cri¿tico sobre suas vidas dia¿rias e estruturas de poder;
• Demonstrar compete¿ncias anali¿ticas, incluindo a articulac¿a¿o de conceitos, ideias teo¿ricas e conscie¿ncia cri¿tica;
• Sintetizar os argumentos da investigac¿a¿o publicada sobre um tema especi¿fico de forma concisa e precisa;
• Gerir a sua pro¿pria aprendizagem de modo a fazer uso apropriado dos recursos disponi¿veis.
Caracterização geral
Código
4200114
Créditos
8
Professor responsável
EDUARDA FERREIRA
Horas
Semanais - 2
Totais - 26
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Butler, Judith (2017), Problemas de género. Lisboa: Orfeu Negro
Butler, Judith (1993), Bodies That Matter. On the Discursive Limits of “Sex”. New York & London: Routledge
Browne, Kath; Lim, Jason; Brown, Gavin (2007), Geographies of Sexualities: Theories, practices and politics. London: Ashgate.
Browne, Kath, Ferreira, Eduarda (2015). Lesbian Geographies: Gender, Place and Power. London: Ashgate.
Cascais, António Fernando (2016), “O queering como metodologia de crítica cultural”, in Urbano Sidoncha e Catarina Moura (orgs.), Culturas em movimento. Livro de Atas do I Congresso Internacional sobre Cultura. Covilhã: Editora LabCom.IFP, pp. 541-552
Cascais, António Fernando (2016), “Psicanálise, linguagem e performatividade de género”, in Isabel Henriques de Jesus, Paula Gomes Ribeiro, Rita Mira e Zília Osório de Castro (coords.), Falar de mulheres – Dez Anos depois. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmus, pp. 211-228
Cascais, António Fernando (2004), “Um nome que seja seu: Dos estudos gays e lésbicos à teoria queer”, in António Fernando Cascais (org.), Indisciplinar a teoria. Estudos gays, lésbicos e queer. Lisboa: Fenda, pp. 21-89
Oliveira, João Manuel (2011), “Fazer e desfazer o género: performatividades, normas e epistemologias feministas”, in Sofia Neves (coord.), Género e Ciências Sociais. Maia: ISMAI, pp. 49-66
Santos, Ana Cristina (2006), "Estudos queer: Identidades, contextos e acção colectiva", Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 76, Dezembro de 2006, pp. 3-15
Sedgwick, Eve Kosofsky (1991), Epistemology of the Closet. Berkeley & Los Angeles: University of California Press
Valentine, G. (2007). Theorizing and researching intersectionality: a challenge for feminist geography. The Professional Geographer, 59(1), 10-21.
Método de ensino
Aulas teóricas. Exposição das matérias pelos/as docentes.
Aulas teórico práticas.
Método de avaliação
1) Mapa conceptual da reflexão individual. (20%).
2) Apresentação oral na aula da reflexão individual. (20%)
3) Elaboração por escrito de reflexão individual (12-15 páginas). (60%)
Conteúdo
I Michel Foucault: O dispositivo da sexualidade
II Teoria queer - Judith Butler: A performatividade de ge¿nero
III Teoria queer - Eve Kosofsky Sedgwick: A performatividade queer
IV Investigac¿a¿o atual de questo¿es relacionadas com intersec¿o¿es de ge¿nero e sexualidade
V Transformac¿o¿es nas relac¿o¿es sociais de ge¿nero e nos valores e representac¿o¿es associados a¿ sexualidade: processos de mudanc¿a social e poli¿tica
VI Intimidade, sexualidade e cidadania: novos movimentos sociais