Bioestatística

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Compreender a importância da utilização da Estatística no delineamento de projetos de investigação.
2. Distinguir os diferentes tipos de variáveis e escalas de medição.
3. Utilizar adequadamente conceitos de Análise Exploratória de Dados e Estatística Descritiva.
4. Aplicar os conceitos de estimação pontual e intervalar.
5. Saber decidir entre os testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos mais usuais nas aplicações em saúde internacional.
6. Distinguir os conceitos de correlação e associação e saber aplicá-los em casos reais.
7. Analisar criticamente dos resultados produzidos no programa SPSS.
8. Utilizar de forma responsável e consciente o programa SPSS ou outros programas complementares.

Caracterização geral

Código

5573036

Créditos

4

Professor responsável

Maria do Rosário O. Martins

Horas

Semanais - 6

Totais - 46

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Armitage P., Berry G. Statistical Methods for Medical Research, 4rd Edition. Oxford: Blackwell Science Ltd. 2005.
• Bland, M., An Introduction to Medical Statistics, 3rd Edition, Oxford University Press.
• Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science.
• G. Cunha, M. Rosário Martins, R. Sousa, F. Ferraz Oliveira. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde, Editora LIDEL.
• J Martin Bland, Douglas G. Altman, Statistical Notes, BMJ.

Método de ensino

Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão teórico-práticas, envolvendo a análise de bases de dados em contexto real, através da utilização de programas estatísticos, nomeadamente o Programa SPSS. .

Método de avaliação

Avaliação: exame (50%); trabalho individual (50%).

Conteúdo

I. Introdução: O que é a Estatística e qual a sua importância na Investigação em Ciências Biomédicas: Classificação das Variáveis e Escalas de Medida; Etapas do Processo de Análise Estatística Organização e Apresentação dos Dados.
II. Estatística Descritiva: Medidas de Localização (Média, Moda, Mediana: Medidas de Dispersão (Variância, Desvio-padrão, Coeficiente de Variação).
III. Principais Distribuições: distribuição Normal t de Student e Qui-Quadrado.
IV. Introdução a Estatística Inferencial: Intervalos de Confiança para a média e proporção; Principais etapas subjacentes à construção de um Testes de Hipóteses; Teste de Kolmogorov-Smirnov e Teste de Shapiro-Wilk.
V. Testes paramétricos e não paramétricos; Testes paramétricos: teste de igualdade de média entre dois grupos; Amostras emparelhadas e amostras independentes; Testes não paramétricos: teste de igualdade de medianas para dois ou mais grupos.
VI. Correlação e Associação: Associação e teste do Qui-quadrado; Correlação Linear de Pearson e Correlação de Spearman.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: