Desafios e perspetivas em biologia microbiana

Objetivos

No âmbito desta Unidade Curricular, os estudantes deverão adquirir/desenvolver as seguintes competências:
1. Analisar e avaliar criticamente protocolos de trabalho experimental, em áreas da Biologia Microbiana (senso lato), com relevância para a Microbiologia Médica, abrangendo Bacteriologia, Virologia e Micologia Médicas;
2. Aplicar metodologias de pesquisa autónoma dirigida, a partir de artigos científicos previamente fornecidos pelo corpo docente;
3. Sintetizar ideias-chave, a partir de IGNOREes diversificadas de informação, previamente validada, do ponto de vista científico;
4. Adquirir competências na formulação de hipóteses científicas e na resolução de problemas em Microbiologia Médica;
5. Utilizar os princípios da comunicação da ciência para a elaboração de uma notícia de divulgação científica e sua apresentação oral.
Pretende-se que o contacto do doutorando com um número elevado de propostas de investigação na área da Biologia Microbiana concorra para o objetivo geral de ir aumentando, de modo gradual, ao longo do ciclo de estudos, a sua capacidade de planear um projeto de investigação, de uma forma autónoma.

Caracterização geral

Código

5573044

Créditos

4

Professor responsável

João Piedade

Horas

Semanais - 13

Totais - 38

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

• Artigos científicos, a sugerir pelos docentes, de acordo com os temas a desenvolver.
• Barroso, H.; Meliço-Silvestre, A.; Taveira, N. (Eds.) (2014). Microbiologia Médica – Volumes 1 e 2. Edições Lidel, Lisboa. ISBN: 9789897520570 (vol. 1) e 9789727575763 (vol. 2).
• Canas Ferreira, W.F.; Sousa, J.C.F. and Lima, N. (Eds.) (2010). Microbiologia. Edições Lidel, Lisboa. ISBN: 9789727575152.
• Murray, P.R.; Rosenthal, K.S.; Pfaller, M.A. (2013). Medical Microbiology. 7th Ed. Elsevier Mosby Saunders, St. Louis, EUA. ISBN: 9780323086929.

Método de ensino

A utilização de uma abordagem do tipo “sala de aula invertida” permitirá que os doutorandos explorem os conteúdos pré-selecionados, de modo autónomo, nas suas próprias casas, utilizando, como ponto de partida, os artigos científicos previamente fornecidos, os quais poderão ser complementados com outros recursos adicionais para estudo. O tempo em sala de aula será otimizado e dedicado a discussões, dúvidas e exploração de pontos-chave de cada um dos artigos sob análise, com o objetivo de um maior aprofundamento de cada tema. Preveem-se sessões fundamentalmente de natureza tutorial.

Método de avaliação

i) Preparação de uma notícia de divulgação científica para a imprensa geral sobre um tema a selecionar de entre os previamente abordados.
ii) Apresentação oral do tema e da respetiva notícia de divulgação científica, seguida de discussão, com participação de todos os docentes e doutorandos.

Conteúdo

Serão apresentados os conceitos e as ferramentas genéricas de análise e investigação relevantes para a Biologia Microbiana (senso lato), na sua aplicação específica à Microbiologia Médica, aplicados à epidemiologia, fisiopatologia, profilaxia, diagnóstico laboratorial e terapêutica de infeções microbianas de diversas etiologias, na sua relação com o hospedeiro infetado. Será dada particular atenção à interpretação e integração da informação proveniente das novas tecnologias de caracterização molecular de microrganismos, quer na perspetiva epidemiológica, quer como auxiliar do diagnóstico. Para o efeito, pretende-se que os doutorandos tomem contacto com as diferentes temáticas de investigação da UEI Microbiologia Médica do IHMT, preparando antecipadamente, de modo autónomo, e debatendo criticamente, em sessões de orientação tutorial, um ou mais trabalhos científicos publicados que compreendam os conteúdos discriminados.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: