Determinantes de Saúde
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Analisar criticamente a carga global das doenças e os seus determinantes da perspetiva da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável; 2. Identificar as potenciais intervenções para enfrentar os determinantes da saúde e potenciar o seu impacto salutogénico; 3. Compreender a complexidade dos conceitos associados à causalidade da doença e à determinação da saúde e compreender os avanços teóricos observados nos últimos anos das perspetivas da saúde global, “one health” e da saúde planetária; 4. Compreender a diferenças entre determinantes da saúde e determinantes sociais da saúde e a sua relevância no combate às desigualdades em saúde; 5. Compreender como se pode medir e monitorizar a carga global das doenças e os seus determinantes da perspetiva da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável; 6. Compreender os determinantes da saúde em cada um dos EM da CPLP.
Caracterização geral
Código
5788019
Créditos
4
Professor responsável
Paulo Ferrinho
Horas
Semanais - 12,5
Totais - 32
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória
Bibliografia
• Donkin A, Goldblatt P, Allen J, et al. Global action on the social determinants of health. BMJ Global Health 2018;3:e000603. • Redvers N. The determinants of planetary health. The Lancet Planetary Health. 2021; 5: e11- e112. https://www.thelancet.com/action/showPdf?pii=S2542-5196%2821%2900008-5 • Bizouarn P. [Eco-epidemiology: towards epidemiology of complexity]. Med Sci (Paris). 2016 May;32(5):500–5. • Antonovsky A. Health Stress and Coping. San Francisco: Jossey-Bass Publishers; 1979. https://psycnet.apa.org/record/1987-97506-000 • Mittelmark MB, Bauer GF. The Meanings of Salutogenesis. In: Mittelmark MB, Sagy S, Eriksson M, Bauer GF, Pelikan JM, Lindström B, et al., editors. The Handbook of Salutogenesis [Internet]. Cham (CH): Springer; 2017 [cited 2022 Mar 29]. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK435854/ • Fries CJ. Healing Health Care: From Sick Care Towards Salutogenic Healing Systems. Soc Theory Health [Internet]. 2020 Mar 1 [cited 2022 Mar 29];18(1):16–32. Available from: https://doi.org/10.1057/s41285-019-00103-2 • Bhattacharya S, Pradhan KB, Bashar MA, Tripathi S, Thiyagarajan A, Srivastava A, et al. Salutogenesis: A bona fide guide towards health preservation. J Family Med Prim Care [Internet]. 2020 Jan 28 [cited 2022 Mar 29];9(1):16–9. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7014834/ • Levin J. Integrating positive psychology into epidemiologic theory: Reflections on love, salutogenesis, and determinants of population health. In: Altruism and health: Perspectives from empirical research. New York, NY, US: Oxford University Press; 2007. p. 189–218. • https://www.youtube.com/watch?v=vzRmXbjR3aM • Spiegel JM, Labonte R, Ostry AS. Understanding "Globalization" as a Determinant of Health Determinants: a Critical perspective. International Journal of Occupational and Environmental Health. 2004; 10 (4): 360-367. • Riley AR. Advancing the study of health inequality: Fundamental causes as systems of exposure [published correction appears in SSM Popul Health. 2020 Dec 10;12:100715]. SSM Popul Health. 2020;10:100555. Published 2020 Feb 7. doi:10.1016/j.ssmph.2020.100555 • Wilkinson RG, Marmot MG, editors. Social determinants of health: the solid facts. 2nd. ed. Copenhagen: Centre for Urban Health; 2003. 31 p. • Masuda J, McLaren L, Poland B. COP26: what is the message for public health? Can J Public Health [Internet]. 2022 Jan 31 [cited 2022 Mar 29];113(1):1–5. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8803277/ • Determinants of health [Internet]. [cited 2022 Mar 29]. Available from: https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/determinants-of-health • Global Burden of Disease (GBD 2019) [Internet]. Institute for Health Metrics and Evaluation. 2014 [cited 2022 Mar 29]. Available from: https://www.healthdata.org/gbd/2019 • Global Burden of Disease: GBD cause and risk summaries [Internet]. [cited 2022 Mar 29]. Available from: https://www.thelancet.com/gbd/summaries • Gapminder [Internet]. [cited 2022 Mar 29]. Available from: https://www.gapminder.org/ • Michael Marmot and the Social Determinants of Health (em inglês) https://www.youtube.com/watch?v=BHYBHKma3x8 • Social Determinants of Health - an introduction (em inglês) https://www.youtube.com/watch?v=8PH4JYfF4Ns • Novas perspetivas sobre a pobreza (Hans Rosling) (em inglês com legendas em Português do Brasil) https://www.ted.com/talks/hans_rosling_new_insights_on_poverty?language=pt • Os mil milhões mais pobres (Paul Collier) (em inglês com legendas em Português do Brasil) https://www.ted.com/talks/paul_collier_the_bottom_billion?language=pt • Determinantes da saúde nos EM da CPLP – Angola (https://www.healthdata.org/angola) e Brasil. • Determinantes da saúde nos EM da CPLP - Cabo Verde (https://www.healthdata.org/cape-verde) e Guiné-Bissau. • Determinantes da saúde nos EM da CPLP – Moçambique (https://www.healthdata.org/mozambique) e Portugal (https://www.healthdata.org/portugal). • Determinantes da saúde nos EM da CPLP – São Tomé e Príncipe (https://www.healthdata.org/sao-tome-and-principe) e Timor Leste (https://www.healthdata.org/timor-leste)
Método de ensino
Aulas expositivas, debate em sala de aulas e trabalhos de grupo com apresentações orais em interação com docentes e convidados temáticos. As sessões síncronas podem ser presenciais em sala de aula ou à distância por zoom.
Método de avaliação
• Apresentação dos temas (60%) – Apresentação que aprofunda e esclarece o tema. – Questionamento crítico sobre o tema. – Fundamentação na literatura e nas experiências pessoais. – Alinhamento com os OA gerais da UC e do DSI. – Cumprimento do tempo alocado. – Capacidade de mobilizar os colegas e docente para a discussão. • Comentário, debate e discussão, com docente e colegas (40%) – Discussão que aprofunda e esclarece a apresentação e os comentários. – Questionamento crítico sobre a apresentação. – Fundamentação na literatura e nas experiências pessoais. – Alinhamento com os OA gerais e do DSI. – Cumprimento do tempo alocado. – Capacidade de mobilizar os colegas e docente para a discussão. Os alunos que não puderem participar ativamente nas sessões de aprendizagem terão um exame escrito de 3 horas com perguntas de resposta curta.
Conteúdo
I. Introdução à UC. II. Da patogénese à salutogénese: evolução das teorias de causalidade da doença às teorias de determinação da saúde. III. Determinantes da Saúde. IV. Determinantes sociais da saúde e teoria das causas fundamentais. V. Determinantes sociais da saúde e direitos humanos. VI. Desigualdades em saúde. VII. Medição dos determinantes da saúde. VIII. O projeto “global burden of disease”. IX. Introdução ao GAPminder.