Determinantes de Saúde

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Analisar criticamente a carga global das doenças e os seus determinantes da perspetiva da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável;
2. Identificar as potenciais intervenções para enfrentar os determinantes da saúde e potenciar o seu impacto salutogénico;
3. Compreender a complexidade dos conceitos associados à causalidade da doença e à determinação da saúde e compreender os avanços teóricos observados nos últimos anos das perspetivas da saúde global, “one health” e da saúde planetária;
4. Compreender a diferenças entre determinantes da saúde e determinantes sociais da saúde e a sua relevância no combate às desigualdades em saúde;
5. Compreender como se pode medir e monitorizar a carga global das doenças e os seus determinantes da perspetiva da agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável;
6. Compreender os determinantes da saúde em cada um dos EM da CPLP.

Caracterização geral

Código

5788019

Créditos

4

Professor responsável

Paulo Ferrinho

Horas

Semanais - 12,5

Totais - 32

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

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• https://www.youtube.com/watch?v=vzRmXbjR3aM
• Spiegel JM, Labonte R, Ostry AS. Understanding "Globalization" as a Determinant of Health Determinants: a Critical perspective. International Journal of Occupational and Environmental Health. 2004; 10 (4): 360-367.
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• Wilkinson RG, Marmot MG, editors. Social determinants of health: the solid facts. 2nd. ed. Copenhagen: Centre for Urban Health; 2003. 31 p.
• Masuda J, McLaren L, Poland B. COP26: what is the message for public health? Can J Public Health [Internet]. 2022 Jan 31 [cited 2022 Mar 29];113(1):1–5. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8803277/
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• Global Burden of Disease (GBD 2019) [Internet]. Institute for Health Metrics and Evaluation. 2014 [cited 2022 Mar 29]. Available from: https://www.healthdata.org/gbd/2019
• Global Burden of Disease: GBD cause and risk summaries [Internet]. [cited 2022 Mar 29]. Available from: https://www.thelancet.com/gbd/summaries
• Gapminder [Internet]. [cited 2022 Mar 29]. Available from: https://www.gapminder.org/
• Michael Marmot and the Social Determinants of Health (em inglês) https://www.youtube.com/watch?v=BHYBHKma3x8
• Social Determinants of Health - an introduction (em inglês) https://www.youtube.com/watch?v=8PH4JYfF4Ns
• Novas perspetivas sobre a pobreza (Hans Rosling) (em inglês com legendas em Português do Brasil) https://www.ted.com/talks/hans_rosling_new_insights_on_poverty?language=pt
• Os mil milhões mais pobres (Paul Collier) (em inglês com legendas em Português do Brasil) https://www.ted.com/talks/paul_collier_the_bottom_billion?language=pt
• Determinantes da saúde nos EM da CPLP – Angola (https://www.healthdata.org/angola) e Brasil.
• Determinantes da saúde nos EM da CPLP - Cabo Verde (https://www.healthdata.org/cape-verde) e Guiné-Bissau.
• Determinantes da saúde nos EM da CPLP – Moçambique (https://www.healthdata.org/mozambique) e Portugal (https://www.healthdata.org/portugal).
• Determinantes da saúde nos EM da CPLP – São Tomé e Príncipe (https://www.healthdata.org/sao-tome-and-principe) e Timor Leste (https://www.healthdata.org/timor-leste)

Método de ensino

Aulas expositivas, debate em sala de aulas e trabalhos de grupo com apresentações orais em interação com docentes e convidados temáticos.
As sessões síncronas podem ser presenciais em sala de aula ou à distância por zoom.

Método de avaliação

• Apresentação dos temas (60%)
– Apresentação que aprofunda e esclarece o tema.
– Questionamento crítico sobre o tema.
– Fundamentação na literatura e nas experiências pessoais.
– Alinhamento com os OA gerais da UC e do DSI.
– Cumprimento do tempo alocado.
– Capacidade de mobilizar os colegas e docente para a discussão.
• Comentário, debate e discussão, com docente e colegas (40%)
– Discussão que aprofunda e esclarece a apresentação e os comentários.
– Questionamento crítico sobre a apresentação.
– Fundamentação na literatura e nas experiências pessoais.
– Alinhamento com os OA gerais e do DSI.
– Cumprimento do tempo alocado.
– Capacidade de mobilizar os colegas e docente para a discussão.
Os alunos que não puderem participar ativamente nas sessões de aprendizagem terão um exame escrito de 3 horas com perguntas de resposta curta.

Conteúdo

I. Introdução à UC.
II. Da patogénese à salutogénese: evolução das teorias de causalidade da doença às teorias de determinação da saúde.
III. Determinantes da Saúde.
IV. Determinantes sociais da saúde e teoria das causas fundamentais.
V. Determinantes sociais da saúde e direitos humanos.
VI. Desigualdades em saúde.
VII. Medição dos determinantes da saúde.
VIII. O projeto “global burden of disease”.
IX. Introdução ao GAPminder.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: