Sistemas de Saúde em Diferentes Níveis de Desenvolvimento
Objetivos
1. Identificar os desafios e as oportunidades que que se colocam aos SSS em países em diferentes níveis de desenvolvimento;
2. Refletir sobre os principais temas abordados pela literatura sobre desenvolvimento e fragilidades dos sistemas de serviços de saúde (SSS);
3. Participar em debates sobre o conceito de SSS frágeis ou robustos;
4. Analisar criticamente algumas das teorias sobre desenvolvimento dos SSS;
5. Tentar compreender como a arquitetura económica global e as agendas de saúde global contribuem para reforçar ou enfraquecer os sistemas de saúde a nível nacional;
6. Relacionar o tema em estudo com a atual conjuntura pandémica;
7. Abordar aspetos metodológicos na elaboração de projetos de investigação sobre os temas abordados.
Caracterização geral
Código
5788021
Créditos
4
Professor responsável
Paulo Ferrinho
Horas
Semanais - 10,5
Totais - 30
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• F.P.C. de Barros, Z. Hartz, A-V-M- Mendonça (orgs.), Diálogos continentais sobre comunicação em saúde em tempos de pandemia, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Brasília, Brasil (2020). https://www.conass.org.br/biblioteca/dialogos-continentais-sobre-comunicacao-em-saude-em-tempos-de-pandemia/.
• F.P.C. de Barros, Z. Hartz, P. Ferrinho (orgs.), O enfrentamento da COVID-19 nos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Brasília, Brasil (2020). https://www.conass.org.br/biblioteca/o-enfrentamento-da-covid-19-nos-paises-da-comunidade-dos-paises-de-lingua-portuguesa-cplp/
• P-M-Buss, L.E. Fonseca (orgs). Diplomacia da Saúde e Covid -1º: reflexões a meio caminho. Rio de Janeiro: Observatório Covid 19 Fiocruz; Editora FIOCRUZ, 2020, 360 p. Informação para ação na Covid-19 series. ISBN: 978-65-5708-029-0. https://doi.org/10.7476/9786557080290.
• P. Ferrinho, I Fronteira. Enfrentamento da Pandemia no Universo da Comunidade dos Estados e Territórios de Língua Oficial Portuguesa: Aprendizados Para os Sistemas de Saúde, pp 189-212 em Volume 6 de A. de O. Santos, L. T. Lopes. ColeçãoCOVID-19, Vollume I a VI, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Brasília, Brasil (2021). https://www.conass.org.br/biblioteca/volume-6-reflexoes-e-futuro/
• Fronteira, M. Sidat, J.P. Magalhães, FP Cupertino de Barros, António Pedro Delgado, Tiago Correia, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, Paulo Ferrinho The SARS-CoV-2 pandemic: A syndemic perspective, One Health (2021), https://doi.org/10.1016/j.onehlt.2021.100228
Método de ensino
T - Ensino: expositivo, apresentações dos discentes, discussão em sala de aula virtual.
S – Preparação de umseminário sobre o tema alocado.
OT – Apoio aos discentes como parte da preparação de pósters.
Método de avaliação
Apresentação dos temas (40% por sessão).
Comentário, debate e discussão, com docente e colegas (30%).
Póster individual (30%).
Conteúdo
I. Introdução à unidade curricular: Sessão 1 – OA (objetivos de aprendizagem), calendário e avaliação; Sessão 2 – conceitos e teorias; Sessão 3 – ranking de SS (Sistemas de Saúde).
II. Níveis de desenvolvimento dos sistemas de saúde.
III. Níveis de desenvolvimento dos sistemas de saúde europeus.
IV. Níveis de desenvolvimento dos sistemas de saúde africanos.
V. Níveis de desenvolvimento dos sistemas de saúde latino-americanos.
VI. O que é que as pandemias nos ensinam sobre o desenvolvimento dos sistemas de saúde: uma perspetiva global.