Epidemiologia I
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Definir epidemiologia. 2. Enumerar pelo menos dois marcos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da epidemiologia. 3. Descrever os pressupostos do método epidemiológico. 4. Identificar os três componentes da tríade epidemiológica. 5. Enumerar pelo menos três aplicações da epidemiologia nas ciências da saúde. 6. Descrever as principais características do desenho e identificar vantagens e desvantagens dos ensaios clínicos, comunitários e de campo. 7. Identificar pelo menos uma vantagem e uma desvantagem dos ensaios clínicos, ensaios comunitários e ensaios de campo. 8. Discutir pelo menos um viés dos ensaios clínicos, comunitários e de campo. 9. Descrever as principais características do desenho e identificar vantagens e desvantagens dos estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte. 10. Identificar pelo menos uma vantagem e uma desvantagem dos estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte. 11. Discutir pelo menos um viés dos estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte. 12. Calcular, interpretar e aplicar medidas de prevalência e incidência. 13. Calcular, interpretar e aplicar medidas de associação. 14. Analisar o valor de cada desenho de estudo e dos seus resultados em relação ao pensamento epidemiológico causal.
Caracterização geral
Código
5788002
Créditos
4
Professor responsável
Inês Fronteira
Horas
Semanais - 5
Totais - 43
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Fronteira, I. Manual de epidemiologia. Coimbra: Almedina; 2018. • Altman, D. Practical statistics for medical research. London: Chapman and Hall; 1991. • Bhopal R. Concepts of epidemiology: an integrated introduction to ideas, theories, principles and methods of epidemiology. Oxford University Press; 2002. • Coughlin S, Beauchamp T. Ethics and Epidemiology. 1st ed. New York: Oxford University Press; 1996. • Gordis L. Epidemiology. 4th ed. Saunders Elsevier; 2009. • Porta M, Greenland S, Last J. A dictionary of Epidemiology. 5th ed. New York: Oxford University Press; 2008. • Rothman K, Greenland S. Modern Epidemiology. 2nd ed. Lippincott Williams and Wilkins; 1998. • Rothman K. Epidemiology: an introduction. 2nd ed. Oxford University Press; 2012.
Método de ensino
Será utilizado o método expositivo para apresentar e definir conceitos. O método activo será usado na resolução de problemas, quer individualmente quer em grupo.
Método de avaliação
A avaliação consistirá de um exame final escrito que cobrirá toda a matéria do curso e tomará a forma de perguntas de resposta múltipla, perguntas de resposta curta, perguntas de verdadeiros e falsos. Poderá ser necessária a realização de pequenos cálculos. O exame final equivale a 100% da classificação final do curso. A classificação final do curso será atribuída na escala de 0 a 20 valores. Considera-se aprovado quem tiver classificação final igual ou superior a 10 valores. Os alunos com classificação final inferior a 10 valores poderão realizar um exame final escrito cuja classificação equivalerá 100% da classificação final do curso.
Conteúdo
I. Introdução à Epidemiologia: definição, evolução histórica, método epidemiológico e aplicações da epidemiologia. II. Estudos epidemiológicos: taxonomia dos estudos epidemiológicos, estudos experimentais (ensaios clínicos, comunitários e de campo); estudos observacionais (ecológicos, transversais, caso controlo e coorte), principais IGNOREes de vieses dos diferentes tipos de estudos, vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo. III. Medidas de prevalência e incidência: definição, cálculo e interpretação da incidência pessoas-tempo, incidência cumulativa e prevalência. IV. Medidas de associação: definição, cálculo e interpretação de risco relativo, odds ratio, razão de riscos e fracção atribuível. Diferença entre risco relativo e razão de risco e entre risco relativo e odds ratio. V. Causalidade em epidemiologia: pensamento causal e a sua evolução ao longo da história da epidemiologia, orientações de causalidade de Bradford Hill, causa necessária, suficiente e componente, valor do desenho do estudo epidemiológico no discernimento causal.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: