Avaliação em Saúde
Objetivos
Esta unidade curricular visa promover a formação de pesquisadores/profissionais na investigação e avaliação das intervenções/programas de saúde que contribuam para a adoção de práticas mais ativas, críticas e reflexivas no âmbito de trabalho. No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer e adequar os tipos de avaliação e abordagens metodológicas em função da complexidade das intervenções e diversidade contextual. 2. Efetuar uma revisão sistemática da documentação do programa complementada pela literatura para modelar ações avaliadas. 3. Realizar técnicas de consenso na construção e validação de critérios e medidas; 4. Planear e executar projetos de avaliação institucionais ou comunitários; 5. Compreender, sistematizar, julgar e comunicar resultados de sua avaliação a diferentes audiências; 6. Adoptar na prática profissional os padrões normativos e éticos que devem orientar as pesquisas avaliativas. 7. Facilitar/promover o uso da avaliação para a melhoria das intervenções.
Caracterização geral
Código
5788012
Créditos
4
Professor responsável
Isabel Craveiro
Horas
Semanais - 7
Totais - 32
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• HARTZ, ZMA (2015). Contextualizando a implantação das intervenções e a avaliação em saúde. In I Samico; E Felisberto; PG Frias PG, ACG do Espírito Santo, Z Hartz. Formação Profissional e Avaliação em Saúde Desafios na Implantação de Programas. Rio de Janeiro: Editora MedBook pp 3-20. • HARTZ Z, REGINA BODSTEIN R E POTVIN l (2014). Porque uma antologia de avaliação em promoção da saúde. Introdução. In Zulmira Hartz, Regina Bodstein e Louise Potvin. Avaliação em Promoção da Saúde: Uma antologia comentada da parceria entre o Brasil e a Cátedra de Abordagens. • CDC-Introduction to Program Evaluation for Public Health Programs: A Self Study Guide. 2011. • Hartz, Z., Rehem, T. and Craveiro, I., 2021. Meta-avaliação em tempos de pandemia: para que servem as intervenções da Covid-19? Principais Elementos. CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Brasil, Vol. 1. p. 168-180. ISBN 978-65-88631-11-9 www.conass.org.br/biblioteca. • HARTZ ZMA, FELISBERTO E, VIEIRA DA SILVA LM. (org) (2008) Meta-avaliação da atenção básica à saúde: teoria e prática. Organizado por Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ. • Craveiro I, Dias S, Paulo A, Hartz Z. (2016) Meta-avaliação do I Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS I/CPLP, 2009-2012) com visão perspectiva sobre o II Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP (PECS II/CPLP 2014-2016). An Inst Med Trop. Vol.15 (Suplemento 1), S75-S80. ISSN 0303-776. • BROUSSELLE A, CHAMPAGNE F, CONTANDRIOPOULOS A-P e HARTZ ZMA (Org.) (2011). Avaliação no campo da Saúde: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 292p. • Craveiro I, Hartz Z. 2016 Avaliação do papel das redes de investigação na translação do conhecimento. [Evaluation of the role of the health research networks in knowledge translation]. An Inst Med Trop. Vol.15 (Supl. 2), S35-S40. ISSN 0303-7762. • HARTZ, Z M A; Vieira-da-Silva, L.M. (org) (2005). Avaliação em saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde. Rio de Janeiro: Ed.Fiocruz.
Método de ensino
Unidade curricular em
Método de avaliação
O cumprimento das atividades dentro do prazo estabelecido demonstra seu grau de organização e, em última instância, o interesse e disponibilidade no processo de aprendizagem. Portanto, esse será um requisito observado no processo de avaliação. A média final será calculada através: Avaliação Final dos Módulos (20%), apresentação oral (30%) e Avaliação do Trabalho Final (50%).
Conteúdo
I. Conceitos e métodos de avaliação: Conceitos, caracterização e contextualização das intervenções em saúde. Tipos de avaliação normativa e pesquisa avaliativa. Conceito e parâmetros de meta-avaliação. II. Etapas da Avaliação I: Identificação e envolvimento dos interessados na avaliação. Representação lógica dos componentes do programa. Procedimentos na identificação e seleção das perguntas avaliativas. Importância de orientar a avaliação aos principais usuários. III. Etapas da Avaliação II: Métodos e técnicas de colheita e análise de dados. Plano de avaliação. Julgamento de valor do programa. Disseminação e uso das lições aprendidas. VI. Prática profissional em avaliação: Cultura de avaliação ou “mainstreaming evaluation”. Os papéis dos avaliadores internos e externos. Competências do avaliador. Dificuldades éticas encontradas no processo de avaliação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: