Saúde Global, Saúde das Populações e Determinantes Sociais

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Competências na conceção, planeamento e execução de investigação científica independente em Doenças Tropicais e Saúde Global;
2. Competências na interpretação, discussão e comunicação de resultados;
3. Conhecimentos aprofundados sobre Doenças Tropicais e respetivas vias de transmissão, ecologia e biologia dos seus agentes causais, mecanismos de patogénese e estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento;
4. Competências e instrumentos que permitam uma aprendizagem continuada ao longo da vida;
5. Competências para preparação de publicações científicas, baseadas em investigação original.

Caracterização geral

Código

5789004

Créditos

3

Professor responsável

Paulo Ferrinho

Horas

Semanais - 15

Totais - 30

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

• Donkin A, Goldblatt P, Allen J, et al. Global action on the social determinants of health. BMJ Global Health 2018;3:e000603.
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• Ooms, G. From international health to global health: how to foster a better dialogue between empirical and normative disciplines. BMC Int Health Hum Rights 14, 36 (2014). https://doi.org/10.1186/s12914-014-0036-5.
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• Young, T. Kue. Population Health: concepts and methods. Oxford University Press, 2005, p.1-24
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• Semenza JC, Lindgren E, Balkanyi L, Espinosa L, Almqvist MS, Penttinen P, Rocklöv J. Determinants and Drivers of Infectious Disease Threat Events in Europe. Emerg Infect Dis. 2016 Apr;22(4):581-9. doi: 10.3201/eid2204. PMID: 26982104; PMCID: PMC4806948.
• Best buys’ and other recommended interventions for the prevention and control of noncommunicable diseases. Tackling NCDs Best buys. WHO, 2017
• The Lancet Commission on pollution and health, Outubro 2017; http://www.thelancet.com/commissions/pollutionand-health
• STEPS: a framework for surveillance. WHO, 2003
• Kickbusch. I- The commercial determinants of health. Lancet 2016 (4):e895-6
• Linou N et al. Air pollution moves up the global health agenda. UN recognises air pollution as a key risk factor for NCDs. BMJ 2018;363:k4933
• WHO Noncommunicable diseases and mental health https://www.who.int/nmh/en/
• WHO Noncommunicable diseases country profiles 2018 https://www.who.int/nmh/countries/en/
• Institute for Health Metrics and Evaluation, University of Washington, Country Profiles http://www.healthdata.org/results/country-profiles
• Voices of NCDI Poverty, The Lancet Commission on Reframing NCDs and Injuries for the Poorest Billion http://www.ncdipoverty.org/voices-of-ncdi-poverty
• Riley AR. Advancing the study of health inequality: Fundamental causes as systems of exposure [published correction appears in SSM Popul Health. 2020 Dec 10;12:100715]. SSM Popul Health. 2020;10:100555. Published 2020 Feb 7. doi:10.1016/j.ssmph.2020.100555

Método de ensino

Aulas, seminários, e trabalho de grupo em interação com docentes e convidados temáticos.

Método de avaliação

Avaliação será com base na participação ativa nas aulas e na apresentação e discussão (por todos os alunos) durante os seminários:
apresentação e dinamização dos seminários, 50% da nota;
participação nas aulas e na discussão dos seminários dos colegas, 50% da nota.
Os seminários devem contribuir para os objetivos d programa doutoral em que o aluno está inscrito, para os objetivos da UC e para os objetivos definidos especificamente para o seminário.
Os alunos que não puderem participar ativamente nas sessões de aprendizagem (ou que participarem sem aproveitamento) terão um exame escrito de 3 horas com perguntas de resposta curta. Será possível a consulta de bibliografia documental (NÃO online).

Conteúdo

I. Introdução à UC.
II. Da saúde internacional à saúde planetária.
III. Transições e saúde populacional.
IV. Persistência das doenças infeciosas no mundo.
V. Doenças não transmissíveis.
VI. Determinantes sociais da saúde.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: