Prevenção e Terapêutica das Doenças Infeciosas
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Descrever os diferentes tipos de vacinas (virais) aprovadas e analisar criticamente as respetivas vantagens e desvantagens. 2. Compreender os fundamentos científicos das abordagens contemporâneas utilizadas no desenvolvimento e produção de novas vacinas. 3. Explicar a base científica das intervenções terapêuticas contra as doenças virais e mecanismos de resistência aos fármacos antivirais. 4. Descrever os mecanismos de ação dos antibióticos e respetivos mecanismos de resistência. 5. Exemplificar as diferentes metodologias de teste de sensibilidade aos antibióticos. 6. Executar e interpretar criticamente os resultados de um teste comum de sensibilidade aos antibióticos. 7. Compreender os princípios da terapêutica antimicrobiana e discutir as consequências das más práticas no uso dos antibióticos. 8. Reconhecer novas abordagens para a vigilância e controlo da infeção hospitalar.
Caracterização geral
Código
5789114
Créditos
2
Professor responsável
Isabel Couto/ João Piedade
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 14
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
• Ashiru-Oredope D, Hopkins S (2015). Antimicrobial resistance: moving from professional engagement to public action. J Antimicrob Chemother., 70:2927-30. • Chan HT, Daniell H (2015). Plant-made oral vaccines against human infectious diseases. Are we there yet? Plant Biotechnol J., 13:1056-70. • Chang HH, Cohen T, Grad YH, et al. (2015). Origin and proliferation of multiple-drug resistance in bacterial pathogens. Microbiol Mol Biol Rev., 79:101-16. • Flint SJ, Enquist LW, Racaniello VR, Skalka AM (2009). Principles of Virology, ASM Press, Washington DC, EUA, 3.ª Ed. (vol. II). • Knipe D, Howley P (2013). Fields Virology. Wolters Kluwer, Filadélfia, EUA, 6.ª Ed. (vol.I). • Loomis RJ, Johnson PR (2015). Emerging vaccine technologies. Vaccines, 3:429-47. • Lorian V (2005). Antibiotics in laboratory medicine. Lippincott Williams and Wilkins, Filadélfia, EUA, 5.ª Ed. • Zhu JD, Meng W, Wang XJ, Wang HC (2015). Broad-spectrum antiviral agents. Front. Microbiol. 6:517. doi:10.3389/fmicb.2015.00517.
Método de ensino
A UC tem forte carácter expositivo (8 aulas teóricas, 10,5 horas). Porém, o aluno é levado a pensar criticamente sobre os conteúdos e, regularmente, no decurso da aula, questionado e solicitado a formular opinião sobre os mesmos. As aulas teóricas são apoiadas por informação em suporte digital (
Método de avaliação
A avaliação consiste num exame escrito final, de escolha múltipla, abrangendo conteúdos teóricos e práticos.
Conteúdo
I. Perspetiva histórica e fundamentos da vacinação. Vacinas atenuadas, inativadas e desubunidades. Adjuvantes. Programa Nacional de Vacinação. II. Novas abordagens no desenvolvimento de vacinas. VLPs, vetores virais e bacterianos.Vacinas de DNA, peptídicas e comestíveis. III. Classes de antivirais em uso clínico e em desenvolvimento. Bases de ação. Resistência aos antivirais e terapia combinada. IV. Principais classes de antibióticos e mecanismos de ação. Origem e descrição dos mecanismos de resistência a antibióticos. V. Testes de sensibilidade aos antibióticos. Execução de antibiograma em meio sólido.Interpretação dos resultados utilizando as normas CLSI e EUCAST. VI. Programa de Prevenção e Controlo de Infeçãoe Resistências aos Antimicrobianos.Prescrição racional de antibióticos. Consequências do uso e abuso de antibióticos.Situação em Portugal e comparação com outros países. Controlo da disseminação de resistências. VII. Novas abordagens na vigilância e controlo da infeção hospitalar.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: