Microbiologia Geral

Objetivos

1. Obter conhecimentos básicos em bacteriologia, virologia e micologia. 2. Compreender os mecanismos de patogénese, manifestações clinicas e diagnóstico laboratorial dos principais agentes bacterianos, virais e fúngicos de infeção.

Caracterização geral

Código

9512003

Créditos

4

Professor responsável

Celso Cunha

Horas

Semanais - 8

Totais - 42

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória

Bibliografia

• Color Atlas and Textbook of Diagnostic Microbiology. (1997) Koneman EW et al - 5th ed.
• Barroso H., Meliço-Silvestre A., Taveira N. (2014). (Eds.), Microbiologia Médica Volume 1 - Edições Lidel, Lisboa.
• Barroso H., Meliço-Silvestre A., Taveira N. (2014). (Eds.), Microbiologia Médica Volume 2 - Edições Lidel, Lisboa.
• Microbiologia - Canas Ferreira WF, Sousa JCF Lima N (Eds.) 2010 Edições Lidel, Lisboa.
• Cann AJ (2012). Principles of Molecular Virology. Elsevier Academic Press, Burlington, MA, 5ª Ed.
• Parreira R, Piedade J (2010). Vírus, pp. 110-129. In “Microbiologia”. Canas-Ferreira WF, de Sousa JCF, Lima N (Eds.), Edições Lidel, Lisboa.
• Microbiology, Concepts and Applications” – Michael J. Pelczar, Jr. ECS Chan, Noel R Krieg, ed. McGraw-Hill, Inc., 2003.
• Kauffman C.A., Pappas P.G., Sobel J.D., Dismukes WE (Eds). (2011). Essencial of Clinical Mycology. Springer- Verlag, New York.
• Reiss E., Shadomy H.J., Lyon G.M., (2012) Fundamental Medical Mycology. Wiley-Blacwell.

Método de ensino

Aulas de natureza teórica e teórico-prática, nas quais os conceitos básicos a leccionar, serão transmitidos com o apoio de métodos em apresentações tipo PowerPoint. Aulas de natureza prática com aplicação prática de técnicas e métodos apresentados nas aulas teóricas e teórico-práticas.

Método de avaliação

Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, são avaliados por exame escrito final. Escala de classificação de 0 a 20. Aprovação com classificação igual ou superior a 10.

Conteúdo

I. Estrutura, metabolismo e fisiologia bacteriana. Bactérias de coloração de Gram positivo e bactérias de coloração de Gram negativo. Bactérias anaeróbias. Espiroquetas. Características epidemiológicas, microbiológicas, clínicas. Identificação. Identificação de bacilos de coloração de Gram negativa: Enterobacteriaceae e Pseudomonas sp. Cocos de coloração de Gram positiva: Staphylococcus sp e Streptococcus.
II. Introdução à Virologia. Marcos importantes da história da Virologia. Propriedades gerais dos vírus. O tamanho relativo dos vírus. Estrutura e simetria (helicoidal e icosaédrica). Morfologias complexas e mistas. Classificação (principais critérios), taxonomia e nomenclatura dos vírus. Tipos e estruturas dos genomas virais. Estratégias de síntese do mRNA viral: o sistema de classificação de Baltimore. Fases do ciclo replicativo viral. Isolamento e produção de vírus de animais: sistemas celulares susceptíveis e permissivos. Animais, ovos embrionados de galinha e cultura de células. Titulação de vírus infecioso. Origem e evolução dos vírus. Evolução sob o efeito da seleção natural ou como consequência de efeitos estocásticos. Efeito de bootleneck e seu efeito na fitness das populações virais. Taxas de mutação em vírus de RNA e DNA, recombinação e redistribuição de segmentos genómicos. Análise da estabilidade de vírus a agentes físico-químicos por determinação do título de uma suspensão viral usando ensaios de placas.
III. Introdução à Micologia Médica. Definição de fungo, características gerais dos fungos, estrutura somática, modos de reprodução, da célula fúngica. Classificação clínica das infeções fúngicas: micoses superficiais, subcutâneas, sistémicas invasivas. Micoses oportunistas.