Estatística

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Identificar a importância da utilização da Estatística no delineamento de projetos de investigação em saúde pública.
2. Descrever a importância da aleatoriedade no processo de amostragem.
3. Utilizar adequadamente conceitos de análise exploratória de dados e estatística descritiva em função do tipo de variável.
4. Aplicar os conceitos de estimação pontual e intervalar.
5. Aplicar os principais testes de verificação de hipóteses sobre a distribuição das variáveis.
6. Distinguir testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos.
7. Distinguir os conceitos de correlação linear, não linear e associação.
8. Especificar o modelo de regressão linear, interpretar os resultados da sua estimação e avaliar a qualidade de ajustamento do modelo.
9. Utilizar o modelo de regressão logística e interpretar os coeficientes estimados em termos de odds ratio.
10. Analisar criticamente dos resultados produzidos no programa SPSS.

Caracterização geral

Código

827002

Créditos

5

Professor responsável

Maria do Rosário O. Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 40

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. 8th Edition. John Wiley and Sons.
• G. Cunha, M. Rosário Martins, R. Sousa, F. Ferraz Oliveira. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde, Editora LIDEL.
• Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science.
• JM Bland and Douglas G. Altman, Statistical Notes (BMJ).

Método de ensino

Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão teórico-práticas, envolvendo a análise de bases de dados através da utilização de programas estatísticos, nomeadamente o Programa SPSS.

Método de avaliação

Exame individual (50%) e trabalho de grupo (50%). O exame inclui questões de desenvolvimento, tendo duração máxima de duas horas. O trabalho será aplicado usando um software estatístico.

Conteúdo

I. Enquadramento da Estatística na investigação em saúde e desenvolvimento.
II. Definição e classificação de variáveis. Alguns cuidados com a recolha e informatização dos dados.
III. Análise exploratória de dados e estatística descritiva.
IV. Inferência estatística:
1. Parâmetros, estatísticas e distribuições amostrais;
2. Estimação pontual e por intervalos de confiança;
3. Testes de hipóteses. Etapas na construção de um teste de hipóteses;
4. Testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk;
5. Testes paramétricos e não-paramétricos para comparação entre grupos: amostras independentes e emparelhadas:
• Teste de igualdade de médias entre grupos: Teste T para amostras independentes e emparelhadas.
• Teste de igualdade de Medianas entre grupos para amostras independentes: teste Mann-Whitney U; Teste de Kruskal-Wallis.
V. Análise Bivariada e Multivariada:
1. Correlação Linear de Pearson e de Spearman;
2. Associação. Teste de Qui-Quadrado e de Fisher;
3. Regressão Linear Múltipla;
4. Regressão Logística.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: