Estatística
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Identificar a importância da utilização da Estatística no delineamento de projetos de investigação em saúde pública. 2. Descrever a importância da aleatoriedade no processo de amostragem. 3. Utilizar adequadamente conceitos de análise exploratória de dados e estatística descritiva em função do tipo de variável. 4. Aplicar os conceitos de estimação pontual e intervalar. 5. Aplicar os principais testes de verificação de hipóteses sobre a distribuição das variáveis. 6. Distinguir testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos. 7. Distinguir os conceitos de correlação linear, não linear e associação. 8. Especificar o modelo de regressão linear, interpretar os resultados da sua estimação e avaliar a qualidade de ajustamento do modelo. 9. Utilizar o modelo de regressão logística e interpretar os coeficientes estimados em termos de odds ratio. 10. Analisar criticamente dos resultados produzidos no programa SPSS.
Caracterização geral
Código
827002
Créditos
5
Professor responsável
Maria do Rosário O. Martins
Horas
Semanais - 4
Totais - 40
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Daniel, W.W. (2004) Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. 8th Edition. John Wiley and Sons. • G. Cunha, M. Rosário Martins, R. Sousa, F. Ferraz Oliveira. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde, Editora LIDEL. • Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science. • JM Bland and Douglas G. Altman, Statistical Notes (BMJ).
Método de ensino
Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão teórico-práticas, envolvendo a análise de bases de dados através da utilização de programas estatísticos, nomeadamente o Programa SPSS.
Método de avaliação
Exame individual (50%) e trabalho de grupo (50%). O exame inclui questões de desenvolvimento, tendo duração máxima de duas horas. O trabalho será aplicado usando um software estatístico.
Conteúdo
I. Enquadramento da Estatística na investigação em saúde e desenvolvimento. II. Definição e classificação de variáveis. Alguns cuidados com a recolha e informatização dos dados. III. Análise exploratória de dados e estatística descritiva. IV. Inferência estatística: 1. Parâmetros, estatísticas e distribuições amostrais; 2. Estimação pontual e por intervalos de confiança; 3. Testes de hipóteses. Etapas na construção de um teste de hipóteses; 4. Testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk; 5. Testes paramétricos e não-paramétricos para comparação entre grupos: amostras independentes e emparelhadas: • Teste de igualdade de médias entre grupos: Teste T para amostras independentes e emparelhadas. • Teste de igualdade de Medianas entre grupos para amostras independentes: teste Mann-Whitney U; Teste de Kruskal-Wallis. V. Análise Bivariada e Multivariada: 1. Correlação Linear de Pearson e de Spearman; 2. Associação. Teste de Qui-Quadrado e de Fisher; 3. Regressão Linear Múltipla; 4. Regressão Logística.