Saúde e Ambiente

Objetivos

No final desta UC os alunos devem ser capazes de:
1. A reconhecer as características do meio ambiente biológico e ecológico (água, saneamento, alimentos, habitação) mais relevantes para a exposição a agentes e fatores de risco para doenças, principalmente as Transmissíveis.
2. A reconhecer as características do meio ambiente modificado pelo Homem (urbanização e agentes – fatores de risco não biológicos).
3. Analisar as competências habituais do Sector Saúde (redes de vigilância epidemiológica) na promoção de ambientes saudáveis.

Caracterização geral

Código

827016

Créditos

5

Professor responsável

Marta Pingarilho

Horas

Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre

Totais - 40

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• WHO and UNICEF (2021) Progress on household Drinking-Water, sanitation and Hygiene (five years into the SDGs).
• National Institutes of Health (US); Biological Sciences Curriculum Study. Understanding “Emerging and Re-emerging Infectious Diseases”, 2007
• Brooker S et al. (2006) Global epidemiology, ecology and control of soil-transmitted helmint infections. Adv Parasitol 62: 221-261.
• TILLEY, E.; LUETHI, C.; MOREL, A.; ZURBRUEGG, C.; SCHERTENLEIB, R. (2008) Compendium of Sanitation Systems and Technologies. Swiss Federal Institute of Aquatic Science and Technology.
• Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac (2008) Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Água e Alimentos. Investigação de surtos. S. Paulo, Brasil.
• United Nations Human Settlements Programme,2008. State of the World’s Cities 2008/2009. Harmonious Cities. Earthscan.
• World Health Organization and World Meteorological Organization 2012. Atlas of health and climate. Geneva, 2012.

Método de ensino

Exposição em sala de aula; procura guiada de informação; tutoria de trabalhos práticos sobre a utilização de conceitos, informação e metodologias.

Método de avaliação

As avaliações privilegiam: a) a integração de conhecimentos e capacidades, entre os conteúdos temáticos; b) a aplicação de conhecimento no estudo de situações e casos específicos.

Conteúdo

I. Conceito de Saúde ambiental. Elementos do ambiente com impacto na Saúde.
II. Doenças emergentes, re-emergentes e ambiente.
III. Água: ciclo e utilização; qualidade da água e tratamento.
IV. Alimentos: sistema de abastecimento e contaminação.
V. Esgotos: tratamento dos esgotos e impacto nos determinantes de saúde e transmissão da doença.
VI. Habitat artificial humano: variedade de fatores de risco (radiação, poluição do ar, contaminação de alimentos, dioxinas e contaminação química); características da habitação e seus efeitos na facilitação das exposições/proteção à saúde.
VII. O ambiente de trabalho: fatores de risco e patógeneos.
VIII. Outros temas específicos emergentes sobre o meio ambiente: rápida urbanização; alterações climáticas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: