Saúde e Ambiente
Objetivos
No final desta UC os alunos devem ser capazes de: 1. A reconhecer as características do meio ambiente biológico e ecológico (água, saneamento, alimentos, habitação) mais relevantes para a exposição a agentes e fatores de risco para doenças, principalmente as Transmissíveis. 2. A reconhecer as características do meio ambiente modificado pelo Homem (urbanização e agentes – fatores de risco não biológicos). 3. Analisar as competências habituais do Sector Saúde (redes de vigilância epidemiológica) na promoção de ambientes saudáveis.
Caracterização geral
Código
827016
Créditos
5
Professor responsável
Marta Pingarilho
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 40
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• WHO and UNICEF (2021) Progress on household Drinking-Water, sanitation and Hygiene (five years into the SDGs). • National Institutes of Health (US); Biological Sciences Curriculum Study. Understanding “Emerging and Re-emerging Infectious Diseases”, 2007 • Brooker S et al. (2006) Global epidemiology, ecology and control of soil-transmitted helmint infections. Adv Parasitol 62: 221-261. • TILLEY, E.; LUETHI, C.; MOREL, A.; ZURBRUEGG, C.; SCHERTENLEIB, R. (2008) Compendium of Sanitation Systems and Technologies. Swiss Federal Institute of Aquatic Science and Technology. • Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac (2008) Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmitidas por Água e Alimentos. Investigação de surtos. S. Paulo, Brasil. • United Nations Human Settlements Programme,2008. State of the World’s Cities 2008/2009. Harmonious Cities. Earthscan. • World Health Organization and World Meteorological Organization 2012. Atlas of health and climate. Geneva, 2012.
Método de ensino
Exposição em sala de aula; procura guiada de informação; tutoria de trabalhos práticos sobre a utilização de conceitos, informação e metodologias.
Método de avaliação
As avaliações privilegiam: a) a integração de conhecimentos e capacidades, entre os conteúdos temáticos; b) a aplicação de conhecimento no estudo de situações e casos específicos.
Conteúdo
I. Conceito de Saúde ambiental. Elementos do ambiente com impacto na Saúde. II. Doenças emergentes, re-emergentes e ambiente. III. Água: ciclo e utilização; qualidade da água e tratamento. IV. Alimentos: sistema de abastecimento e contaminação. V. Esgotos: tratamento dos esgotos e impacto nos determinantes de saúde e transmissão da doença. VI. Habitat artificial humano: variedade de fatores de risco (radiação, poluição do ar, contaminação de alimentos, dioxinas e contaminação química); características da habitação e seus efeitos na facilitação das exposições/proteção à saúde. VII. O ambiente de trabalho: fatores de risco e patógeneos. VIII. Outros temas específicos emergentes sobre o meio ambiente: rápida urbanização; alterações climáticas.