Sistemas de Saúde em Estados frágeis
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo geral introduzir os alunos à realidade dos sistemas de saúde em países de renda baixa, definindo conceitos como a estrutura e organização dos sistemas de saúde, e como distinguir os vários níveis de desenvolvimento.
Caracterização geral
Código
827020
Créditos
5
Professor responsável
Paulo Ferrinho
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 40
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• IMF (2014). Poverty Reduction and Growth Trust. Washington DC, International Monetary Fund. • Sambo, L. G. and J. M. Kirigia (2014). "Investing in health systems for universal health coverage in Africa." BMC Int Health Hum Rights 14: 28. • WHO (2000). World Health Report. Geneva, World Health Organization.
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas; orientação tutorial.
Método de avaliação
Trabalho final aplicando os conceitos de análise dos sistemas de saúde em diferentes situações epidemiológicas e demográficas.
Conteúdo
I. Definições sobre sistemas de saúde em países de renda baixa; II. Epidemiologia e cargos da doença em países de diferente desenvolvimento; III. Organização de sistemas de saúde em diferentes estádios de desenvolvimento; IV. Despesas de saúde em diferentes níveis de desenvolvimento; V. Intervenções para desenvolvimento dos sistemas de saúde.