Epidemiologia Molecular
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Aplicar conceitos epidemiológicos gerais, nomeadamente, prevalência, incidência, risco, valores preditivos, sensibilidade e especificidade. 2. Descrever os procedimentos de validação de biomarcadores. 3. Discutir boas práticas de obtenção e tratamento de dados epidemiológicos e amostras. 4. Descrever boas práticas e utilidade dos estudos geográficos para gerar hipóteses. 5. Explicar como investigar surtos e epidemias e transmissão vetorial. 6. Aplicar critérios para identificação de organismos e variantes patogénicas causadoras de doença. 7. Explicar os princípios da epidemiologia genética e a sua aplicação em estudos de doenças infeciosas.
Caracterização geral
Código
9512007
Créditos
4
Professor responsável
Isabel Maurício
Horas
Semanais - 4
Totais - 44
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória
Bibliografia
• Riley, L. W. (2004). Molecular epidemiology of infectious diseases: principles and practices. ASM Press. • Schulte, P. A. and Perera, F. P. (1993). Molecular Epidemiology: principles and practices. Academic Press.
Método de ensino
Método ativo, compreendendo breves sessões de exposição da matéria seguidas de discussão e sessões de discussão informal e avaliada.
Método de avaliação
A avaliação será realizada através de um exame escrito aos alunos (80%) e de discussão em aula de um artigo dado pelo coordenador de UC (20%).
Conteúdo
I. Introdução à epidemiologia e conceitos epidemiológicos: prevalência, incidência, medidas de risco, desenhos de estudos, erro, viés, confundimento e interação. II. Desenvolvimento, validação e integração de biomarcadores. III. Biobancos e a sua relevância na gestão de amostras biológicas: estudo de caso do Biotropical Resources (GHTM-IHMT). IV. Recolha de informação epidemiológica: questionários. V. Questões e metodologias em epidemiologia molecular de doenças infeciosas: formulação de hipóteses, surtos e epidemias, transmissão vetorial, identificação de organismos e variantes patogénicas. VI. Tipos de estudo e aplicações de epidemiologia genética a doenças infeciosas. VII. Discussão sobre epidemiologia molecular de COVID-19: informal e de artigo.