Investigação em Saúde Tropical
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Listar as fases de um projeto de investigação. 2. Descrever os objetivos dos vários tipos de estudos e precisar as suas características, vantagens e desvantagens. Adequar o tipo de estudo à questão de investigação. 3. Utilizar os princípios da epidemiologia descritiva (tempo, lugar e pessoa). Definir epidemia/surto; criar uma definição de caso. Calcular e interpretar incidência cumulada, medidas de associação, risco atribuível e diferença relativa em estudos de coorte; calcular e interpretar medidas de associação em estudos de caso controlo. 4. Descrever os tipos de amostragem; calcular a dimensão da amostra com base na estimativa da proporção populacional. 5. Calcular e interpretar medidas de localização e dispersão, tabelas e gráficos. Identificar as condições de aplicabilidade dos testes de hipóteses estatísticas e calcular associações/diferenças entre variáveis. 6. Explicar diferentes tipos de IGNOREes de dados e instrumentos de recolha de dados, precisando erros a evitar na elaboração de questionários. 7. Descrever as características da investigação com a utilização de entrevistas aprofundadas e entrevistas em grupos. 8. Nomear princípios da ética ligada à biomedicina.
Caracterização geral
Código
9533037
Créditos
9
Professor responsável
Rosa Teodósio
Horas
Semanais - 12
Totais - 84
Idioma de ensino
Inglês e Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Fortin, M. F. (2009). O processo de investigação da concepção à realização. (5ª ed). Camarate: LUSOCIÊNCIA – Edições Técnicas e Científicas, Lda. (obra originalmente publicada em 1996). • Gordis, L. (2011). Epidemiologia. (4ª ed). Loures: LUSODIDACTA – Sociedade Portuguesa de Material Didáctico, Lda. (obra originalmente publicada em 2009). • Hill, M. M., Hill, A. (2005) Investigação por questionário. (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo, Lda. • Knapp, R.G., Miller, M. C. (1992). Clinical Epidemiology and biostatistics. Ed. Williams and Williams, Baltimore, Maryland. • Murteira, B. J. F. (1993). Análise exploratória de dados e estatística descritiva. Ed Mc Graw-Hill, Portugal. • Daniel, W.W. (2004). Biostatistics: a foundation for analysis in the health sciences. 8th Edition. Ed. John Wiley and Sons. • Sheskin, D. J. (2007). Handbook of Parametric and Nonparametric Statistical Procedures. 4th Edition. Ed. Chapman and Hall/CRC.
Método de ensino
A metodologia de ensino inclui: - Exposição em sala de aula; - Aulas teórico-práticas com realização de exercícios; - Tutoriais de trabalhos de utilização de conceitos e esclarecimento de dúvidas.
Método de avaliação
A avaliação será feita da seguinte forma: - Trabalhos individuais ou em grupo (30% da nota final); - Prova de avaliação individual final (70% da nota final).
Conteúdo
I. Fontes de informação e estratégias de pesquisa. Ética em investigação biomédica. II. Fases de um projeto de investigação. III. Estudos observacionais (descritivo, caso controlo, coorte), experimentais e quase-experimentais. Características, vantagens, desvantagens, adequação à questão de investigação. Características epidemiológicas relativas ao tempo lugar, pessoa; OR, RR, RA e diferença relativa. Viés, confundimento e interação. IV. Amostragem: dimensão; critérios de inclusão e exclusão; amostragem aleatória e não aleatória; erro amostral. V. Seleção, operacionalização e classificação das variáveis a estudar. Medidas de localização e dispersão Tabelas de frequências; representações gráficas. VI. Testes de hipóteses estatísticas: hipóteses nula e alternativa; nível de significância. Teste de Qui-quadrado, comparação de populações a partir de amostras independentes e a partir de amostras emparelhadas, ONEWAY ANOVA, correlação e regressão; testes não paramétricos. VII. A entrevista e o questionário autopreenchido. Entrevista em profundidade, entrevista em grupo e análise de conteúdo.