Saúde na Infância e em idade reprodutiva
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Nomear os principais problemas de saúde das crianças e jovens em meio tropical; identificar desvios de desenvolvimento e crescimento infantil; descrever os cuidados gerais a prestar ao recém-nascido; aplicar os princípios gerais da atuação nas doenças mais comuns da criança e adolescente, incluindo urgências e emergências, em países de baixos recursos. 2. Identificar os principais problemas de saúde da mulher em idade fértil; descrever os programas de vigilância da gravidez e principais complicações do parto. 3. Descrever a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico, tratamento, prevenção e controlo das principais infeções sexualmente transmissíveis. 4. Explicar a abordagem sindromática das IST (infeções sexualmente transmitidas), as suas vantagens e desvantagens, assim como ser capaz de a aplicar. 5. Desenvolver competências transversais como autonomia e capacidade de pesquisa, treino e desenvolvimento das qualidades de preletor.
Caracterização geral
Código
9533040
Créditos
6
Professor responsável
Luís Varandas
Horas
Semanais - 12
Totais - 56
Idioma de ensino
Inglês e Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
Bibliografia geral para consulta; será dada bibliografia específica para cada tema/aula: • Kliegman, R. (2020). Nelson textbook of pediatrics (Edition 21.). Philadelphia, PA: Elsevier. • Ryan, E. T., Hill, D. R. 1., Solomon, T., Aronson, N. E., and Endy, T. P. (2020). Hunter's tropical medicine and emerging infectious diseases (Tenth edition.). Edinburgh: Elsevier.
Método de ensino
O ensino na unidade curricular é composto por aulas teóricas expositivas, com duração máxima de 50 minutos para exposição e discussão; Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de projetos ou experiências, de artigos científicos ou de casos clínicos onde é estimulada maior participação dos alunos; Orientação tutorial de alunos para preparação dos seminários.
Método de avaliação
A classificação final é obtida pelo somatório da avaliação contínua (10% - assiduidade e 10% participação ativa nas aulas), escrita de um artigo e apresentação aos pares (40%) e teste escrito com perguntas de escolha múltipla e resposta curta, no final da unidade curricular (40%).
Conteúdo
I. Saúde infantil nos países de baixo rendimento; Crescimento e desenvolvimento; Urgência e emergência; Cuidados ao recém-nascido de termo e pré-termo; Principais causas de mortalidade neonatal; Infeções de transmissão vertical; Infeções respiratórias; Doenças diarreicas; Malária; Meningites e meningoencefalites; Doenças exantemáticas da infância; Parasitoses; Malnutrição e obesidade; Deficiência em micronutrientes; Anemia. II. Contraceção, gravidez e riscos de saúde da mulher em meio tropical; Relação da saúde materna com a saúde do recém-nascido; Infertilidade e outras patologias ginecológicas e obstétricas em idade reprodutiva; Causas de mortalidade em idade reprodutiva; Causas de morte materna; Prevenção multissectorial com especial ênfase no aumento do nível de instrução feminina e no acesso aos serviços de saúde. III. Infeções sexualmente transmissíveis: epidemiologia, principais quadros clínicos, diagnóstico, tratamento, prevenção e controlo; abordagem sindromática.