Medicina do Viajante
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Avaliar o risco de saúde em medicina do viajante. 2. Discutir vacinas mais indicadas consoante as características do viajante, e os tipos e destinos de viagens. 3. Conhecer aspetos particulares da diarreia do viajante. 4. Saber aconselhar viajantes sujeitos a extremos climáticos, em altitude ou profundidade. 5. Descrever o quadro clínico, prevenção e terapêutica após acidentes com animais venenosos e toxinas em meio tropical.
Caracterização geral
Código
9533046
Créditos
4
Professor responsável
Rosa Teodósio
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 36
Idioma de ensino
Inglês e Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Center for Diseases Control. (2016) Health information for internation travel. 2016 Yellow Book. Oxford University Press. • Travel Medicine. (2013) (3rd ed) Eds Keystone, J.S., Freedman, D.O., Kozarsky, P. E., Connor, B. A., Notddurft, H. D. Chine: Elsevier Sauders. • World Health Organization. (2012) International travel and Health. Disponível em http://www.who.int/ith/en/
Método de ensino
- Exposição em sala de aula; - Aulas teórico-práticas com discussão de casos; - Tutorias de trabalhos de utilização de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas.
Método de avaliação
No final da UC os discentes serão avaliados pela realização de trabalho escrito individual.
Conteúdo
I. Conceito. Avaliação do risco em medicina do viajante; fatores condicionantes (características específicas do viajante e da viagem/estadia). Problemas de saúde mais frequentemente relacionados com viagens em meio tropical. Aspetos particulares em medicina do viajante: II. Vacinação para viajantes: tipos de vacinas; vacinas do Plano Nacional de Vacinação, vacinas obrigatórias e vacinas recomendadas; indicações e contraindicações; esquemas vacinais. Aspetos particulares da vacinação em idade pediátrica. III. Diarreia do viajante: fatores de risco; microorganismos mais frequentemente responsáveis pela diarreia do viajante; tratamento. IV. Aclimatização, efeitos do calor e da luz, altitude e profundidade. V. Acidentes com animais venenosos e toxinas: risco, quadro clínico, prevenção e terapêutica.