Demografia, Saúde e Migração
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer IGNOREes de colheita de dados em demografia. 2. Saber interpretar a distribuição etária e por género das populações. 3. Dominar os conceitos de transição demográfica e epidemiológica. 4. Conseguir calcular e interpretar taxas e índices relacionados com a mortalidade, natalidade e os movimentos migratórios, assim como calcular e reconhecer a importância da padronização e calcular e interpretar saldos fisiológicos e migratórios. 5. Conhecer o impacto de movimentos migratórios na demografia e perfil de saúde das populações de destino e os desafios colocados no planeamento em saúde e da saúde dos migrantes.
Caracterização geral
Código
9533047
Créditos
4
Professor responsável
Rosa Teodósio
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 36
Idioma de ensino
Inglês e Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Migration and health: key issues. http://www.euro.who.int/en/health-topics/health-determinants/migration-and-health/migrant-health-in-the-european-region/migration-and-health-key-issues#292931. Assessed on 3rd October 2016. • Gushulak BD, Weekers J and MacPherson DW (2010). Migrants and emerging public health issues in a globalized world: threats, risks and challenges, an evidence-based framework. Emerging Health Threats Journal, 2: 2-12. • Health of Migrants in the UK: What Do We Know? (2014). http://www.migrationobservatory.ox.ac.uk/resources/briefings/health-of-migrants-in-the-uk-what-do-we-know/. Assessed on 3rd October 2016. • Nazareth.J.M. (2004). Demografia - A Ciência da População. (1ª ed). Barcarena: Presença. • Nazareth, J.M. (1988). Princípios e métodos de análise da demografia portuguesa. Obra elaborada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (1ª ed). Lisboa: Presença.
Método de ensino
T - Serão abordados e os conceitos relacionados com a migração, o que ajudará o aluno a saber calcular e a interpretar essas mesmas taxas e índices e a interpretar vários conceitos. Estas aulas serão a base para os alunos trabalharem nas aulas teórico práticas, e estimulando-os para uma procura e estudo mais aprofundado na matéria. TP – darão a oportunidade de procurar e utilizar IGNOREes de colheita, verificar a qualidade dos dados e aplicar a vários conceitos, orientados pelo professor. OT – interativas, representam oportunidade para os alunos exporem as suas dúvidas sobre os conteúdos da matéria ministrada e trocarem ideias.
Método de avaliação
Prova de avaliação individual final.
Conteúdo
I. Conceitos. Fontes e qualidade de dados em demografia. II. Pirâmide etária: características em países de alto rendimento (PAR) e baixo rendimento(PBR). Índices de envelhecimento da população e de dependência (idosos jovens, total) - relação com a saúde/planeamento em saúde das populações. Transição demográfica e epidemiológica. III. Mortalidade, natalidade, movimentos migratórios em PAR e média/BR. IV. Taxas (Tx) de mortalidade: geral, por idade, causa, mortalidade infantil, neonatal e pósneonatal, mortalidade perinatal, razão de mortalidade proporcional, mortalidade materna. Métodos de padronização. V. Tx geral de natalidade e fecundidade, fecundidade específicas por idade das mães, índice de fecundidade, Tx bruta de reprodução, razão crianças/mulheres. Saldo fisiológico. VI. Emigração, imigração e saldo migratório. Movimentos migratórios, influência no perfil da população; alteração de taxas e índices nas populações migrantes; doenças de importação; desafios no planeamento em saúde; saúde dos migrantes.