Literacia e Educação para a Saúde
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1 .Conhecer as características dos intervenientes e componentes na disseminação de mensagens educativas. Conhecer fatores que determinam e modelam comportamentos e atitudes. 2. Conhecer os modelos de comunicação em saúde e modelos de aprendizagem do comportamento. 3. Identificar características, vantagens e desvantagens das metodologias de educação para a saúde com utilização de campanhas e através da educação pelos pares. 4. Compreender o conceito e a importância da literacia em saúde.
Caracterização geral
Código
9533048
Créditos
4
Professor responsável
Rosa Teodósio
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 36
Idioma de ensino
Inglês e Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Sørensen, K, et al. (2012). Health Literacy and Public Health: A Systematic Review and Integration of Definitions and Models. BMC Public Health, 12(1), 80. • World Health Organization (WHO Regional Office for Europe). (2013). Health Literacy - The Solid Facts. eds. Kickbusch, I., Pelikan, J. M., Apfel, F., and Tsouros. A. D. World Health Organization, Copenhagen, Denmark. • Chau, P. H. et al. (2015). Development and Validation of Chinese Health Literacy Scale for Low Salt Consumption - Hong Kong Population (CHLSalt-HK). PloS One, July 6, 10(7), 1–15.
Método de ensino
- Exposição em sala de aula e técnica das perguntas, para estimular o diálogo com os discentes; - Realização de seminário, onde os discentes apresentam trabalhos relacionados com os conteúdos programáticos da UC; - Tutorias de trabalhos de utilização de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas.
Método de avaliação
- Trabalho de grupo apresentado durante o seminário (20%). - Trabalho final escrito individual (80%).
Conteúdo
I. Educação para a saúde e comunicação. Características dos vários intervenientes/componentes na disseminação de mensagens educativas (IGNOREes, emissores, mensagens, canais recetores, técnicas). II. Modelos em comunicação para a saúde: modelo diretivo, modelo mecanicista, modelo participativo. III. Determinantes do comportamento; modelação de atitudes e comportamentos. Modelos de aprendizagem do comportamento. Fatores predisponentes, facilitadores e de progressão. Campanhas de educação para a saúde e educação pelos pares: características, vantagens e desvantagens. IV. Comportamentos relacionados com a saúde em grupos populacionais específicos e respetivos contextos: educação para a saúde de jovens, HSH (homems que têm sexo com homens) e imigrantes. V. Relação da literacia em saúde com a capacidade de tomar decisões sobre a saúde, nos indivíduos e grupos. Importância dos conhecimentos, motivações e competências em saúde. Exemplo: estudo de literacia em tuberculose em populações migrantes e viajantes.