Innovation Management and Design Thinking
Objetivos
Os participantes trabalham em equipas e desenham um projeto inovador do princípio ao fim, passando por todos os passos que caracterizam o processo de design thinking.
Os participantes não vão assentar apenas em processos analíticos mas também mostrar as suas capacidades de identificação de todos os aspetos salientes e por vezes contraditórios de um problema confuso. Vão poder criar novas soluções que vão além e melhoram drasticamente as alternativas existentes.
Caracterização geral
Código
200146
Créditos
7.5
Professor responsável
Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Este é um curso prático que implica várias horas de trabalho colaborativo em sala de aula e entre aulas. Para se matricular deve comprometer-se totalmente em vir às aulas e trabalhar pelo menos 4 horas por semana entre as sessões, sendo um parceiro ativo no projeto final da unidade curricular.
Os alunos que se desejem inscrever têm que conseguir responder às seguintes perguntas:
1. Qual o nível de motivação para trabalhar em projectos colaborativos e multidisciplinares?
2. A que projetos (de qualquer tipo e em qualquer contexto) pretende aplicar o Design Thinking?
3. O que o motiva a participar neste curso? O que espera ser capaz de contribuir?
Bibliografia
- Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit, by Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie.
- Tim Brown, Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation, HarperCollins, 2009
- Design Thinking, Tim Brown, Harvard Business Review, 2008
- Selected articles and cases ?
Método de ensino
Teoria - teoria e conceitos relevantes sobre Design Thinking e princípios de reflexão sobre suas aplicações nas organizações
Prática - focada em métodos e ferramentas para trabalho multidisciplinar - explorar capacidades de colaboração e empatia
Método de avaliação
- 15% - Plano de Research
- 15% - Relatório de Insights
- 30% - Projeto Final
- 15% - Participação Aulas
- 25% - Exame Final
Conteúdo
- Introduction to Strategic Innovation
- Design Thinking as the Next Competitive Advantage
- The Design Thinking Process Overview: harness the designer mindset and uncovering unmet challenges
- Inspiration through empathy and qualitative research
- Lab 1: Research Design and Observation Tools
- Field Research: Interview and Observation Techniques
- Lab 2: Storytelling Session: Interpretation, Analysis and Synthesis of research (insights and HMW)
- Creativity, Spaces and Ideation Techniques
- Lab 3: Team Brainstorming and exploration and design of spaces for brainstorming
- Rapid Prototyping Techniques + Feedback Wall
- Lab4: Design Prototypes and Learning Journeys: Evolve ideas and prototypes through user feedback and constructive criticism?
- Pitch Party and Team Finalization ?
- Implementing DT in Your Organization and Team (Spaces, Skills and Culture)
- Final Presentations
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Especialização em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Business Intelligence
- Especialização em Gestão dos Sistemas de Informação
- Especialização em Transformação Digital
- Laboral - Especialização em Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Business Intelligence
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Transformação Digital