Teoria e Métodos de Amostragem
Objetivos
- Cobrir aspectos teóricos e práticos básicos da amostragem.
- Familiarizar os participantes com a terminologia de amostragem e os objetivos gerais dos inquéritos por amostragem. ·
- Apresentar os métodos clássicos de amostragem estatística, condições e situações em que cada um é adequado.
- Proporcionar prática na aplicação dos métodos de amostragem discutidos em aula e nos cálculos de estimativas desejadas e suas medidas de precisão.
- Ser capaz de aplicar novos conhecimentos em um ambiente de trabalho diário.
Caracterização geral
Código
200184
Créditos
7.5
Professor responsável
Pedro Miguel Pereira Simões Coelho
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
-
Conhecimento perfeito de estatísticas gerais
- Estatística descritiva,
- Estatística indutiva.
- Domínio conceptual perfeito de conceitos específicos como
- Variável aleatória
- Distribuição
- Parâmetros
- Estimador
- Estimativa
- Estimadores: propriedades principais
- Intervalos de confiança (relevantes)
- Teste de hipóteses (opcional)
- Teorema do limite central (relevante)
Bibliografia
- William G. Cochran (1977) Sampling Techniques, 3-rd Ed. New York: Wiley, ISBN 0-471-16240-X
- Carl-Erik Särndal, Bengt Swensson, Jan Wretman (1992) Model Assisted Survey Sampling. New York: S p r i n g e r V e r l a g , I S B N 0 - 3 8 7 - 9 7 5 2 8 - 4 Carl-Erik Särndal, Sixten Lundström (2005)
- Estimation in Surveys with Nonresponse. Chichester: W i l e y , I S B N 0 - 4 7 0 - 0 1 1 3 3 - 5
- Pinheiro J, Coelho, P et all, As Sondagens (2016), Escolar Editora, ISBN 9789725925140.
Método de ensino
Cursos teóricos práticos baseados em apresentações e várias variantes, usando ficheiros excel interativos muito específicos.
Método de avaliação
Teste intermédio 35%
Exame final 65%
Conteúdo
Ver https://elearning.novaims.unl.pt/pluginfile.php/114160/mod_resource/content/0/Syllabus%20Sampling%20Theory%20.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Especialização em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Business Intelligence
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão dos Sistemas de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Market Research & CRM
- Especialização em Transformação Digital
- Laboral - Especialização em Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Data Science for Marketing
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Marketing Analítico (Data Driven Marketing)
- Mestrado em Marketing Analítico (Data Driven Marketing)
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Business Intelligence
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Estudos de Mercado & CRM
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Transformação Digital