Gestão de Processos de Negócio
Objetivos
Os processos de negócios são um ativo essencial das organizações, tendo impacto no sucesso dos produtos e serviços prestados. Os processos de negócios definem tarefas, funções e responsabilidades, moldando assim as funções de cada funcionário. Esta disciplina visa desenvolver conhecimentos e competências relacionados com a gestão dos processos de negócio. É apresentada uma visão geral do que é a gestão de processos de negócio. São introduzidos os conceitos, métodos e estratégias necessárias para gerir processos de negócio. É focada na aplicação de métodos teóricos e software para desenhar, analisar, transformar, monitorizar e controlar processos de negócio, de forma a melhorar o seu desempenho, recorrendo às tecnologias de informação das organizações do setor publico e privado.
Caracterização geral
Código
200014
Créditos
7.5
Professor responsável
Frederico Miguel Campos Cruz Ribeiro de Jesus
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
NA
Bibliografia
- Dumas, M., Rosa, M. L., Mendling, J., & Reijers, H. A. (2013). Fundamentals of Business Process Management. Springer Berlin Heidelberg;
- Dumas, M., Rosa, M. L., Mendling, J., & Reijers, H. A. (2018). Fundamentals of Business Process Management 2 nd Edition. Springer Berlin Heidelberg;
- Wil van der Aalst (2016). Process Mining: Data Science in Action 2 nd Edition. Springer Berlin Heidelberg;
- Michael Glykas (Ed.) (2013). Business Process Management: Theory and Applications. Springer Berlin Heidelberg;
- vom Brocke, J., & Mending, J. (Ed.) (2018). Business Process Management Cases: Digital Innovation and Business Transformation in Practice. Springer Berlin Heidelberg.
Método de ensino
O ensino é baseado em aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas são, na sua essência, para sessões expositivas, que servem para introduzir os conceitos fundamentais de BPM associados a cada um dos tópicos a abordar. As aulas práticas assentam na análise, elaboração e implementação de conceitos teóricos, com recurso a computadores e software.
Métodos de ensino
• Ensino expositivo e interrogativo: palestras e discussões
• Declarativo: ferramentas tutoriais
• Ativo e participativo: estudos de caso, participação em projetos, uso de sistemas e tecnologias BPM
Método de avaliação
1º época: Exame * (50%) + Projeto de Grupo + * (40%) + Assignment (10%)
2º época: Exame * (60%) + Projeto de Grupo + * (40%)
A nota mínima para o exame e projeto de grupo é de oito valores em 20.
Cada grupo deve apresentar, individualmente, o seu projeto (10min para apresentação + 5 para discussão com os professores).
Um ponto extra será dado aos alunos que completarem o curso "“Process Mining Fundamentals Certification Program”
Conteúdo
Programa
- Introdução a BPM
- Processos em todo o lado
- O que é um processo de negócio?
- Perspetiva histórica de BPM
- O ciclo de vida de BPM
- Identificação de processos
- Focar nos processos chave
- Desenhar arquiteturas de processos
- Modelação de Processos
- Introdução a BPMN
- Branching e Merging
- Artifatos de informação
- Recursos
- Modelação de processos avançados
- Descobrir processos
- A configuração da descoberta de processos
- Métodos de descoberta
- Métodos para modelar processos
- Garantia de qualidade do modelo
- Analises
- Análise quantitativa
- Análise qualitativa
- Redesenhar o processo
- Heuristicas
- Process Mining
- De event logs a modelos de processo
- α algoritmo
- Descoberta do processo
- verificação de conformidade
- processos "lasanha e esparguete"
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Especialização em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Business Intelligence
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão dos Sistemas de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Market Research & CRM
- Especialização em Transformação Digital
- Laboral - Especialização em Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Data Science for Marketing
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Marketing Analítico (Data Driven Marketing)
- Mestrado em Marketing Analítico (Data Driven Marketing)
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Business Intelligence
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Estudos de Mercado & CRM
- Pós-Graduação em Gestão de Informação e Business Intelligence na Saúde
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Transformação Digital