Gestão do Conhecimento

Objetivos

Há várias razões para o crescimento do interesse na área da Gestão do Conhecimento incluindo: 

i) Os efeitos da transformação digital e outras forças globalizantes que estão a varrer muitas das IGNOREes tradicionais de vantagem competitiva, tais como localização, diferenciação tecnológica ou acesso a capital;

ii) A mudança na actividade industrial e as alterações proporcionais nas competências profissionais necessárias. 

Iii) O conhecimento residente no cérebro dos trabalhadores é agora o motor mais poderoso do desempenho económico e da competitividade; é a IGNOREe de inovação, melhor descrita como "a aplicação do conhecimento a tarefas e situações, a fim de desenvolver novos produtos, processos e serviços";

iv) A pandemia de Covid-19 traz novos desafios para a organização do trabalho e para gerir eficazmente os bens de conhecimento.

Caracterização geral

Código

200071

Créditos

3.5

Professor responsável

Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

Não existem requisitos de frequência

Bibliografia

Dalkir, K. (2017). Knowledge management in theory and practice. Third Edition. The MIT Press

Outra bibliografia específica e recursos de aprendizagem serão aconselhadas em cada aula, de acordo com o tema da sessão.

 

Método de ensino

A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides e "Aprendizagem Baseada em Problemas" - Problem-Based Learning - PBL. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de desafios, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados.

Método de avaliação

A avaliação da u.c. consiste em:

3 trabalhos individuais (PBL)
Análise individual do desafio (PBL)

3 desafios (em grupo) de aprendizagem baseada em problemas (PBL):
Feedback da equipa fornecido através de Formulários Microsoft Forms disponíveis no Moodle.
Pitch final de um dos desafios apresentado a um júri.

2 Testes de Gestão do Conhecimento abrangendo conceitos teóricos
Teste com perguntas de múltipla escolha.

Cálculo da nota final:

1ª chamada - 3 trabalhos individuais (10%), 3 Desafios PBL em Grupo(50%), Quiz (40%) 
Nota mínima de 8 valores no quiz.  

2ª chamada - Análise Individual dos 3 Desafios da Gestão do Conhecimento (40%), Exame (60%)

Conteúdo

O curso está dividido em três tipos de aulas: 

  1. fundamentos (teóricos), 
  2. intervenções de gestão do conhecimento (sessões PBL práticas) e 
  3. oradores convidados da indústria (seminários).

Nas aulas teóricas,  serão destacados os princípios da gestão do conhecimento e do trabalho do conhecimento (processos, propósitos e contextos). A importância crítica do conhecimento será discutida através da compreensão de como estas diferentes formas se unem para actuar como um recurso a que as organizações podem recorrer para desempenhar de forma mais eficiente, inovadora e flexível (introduzindo o conhecimento nos processos, propósitos e contextos). O módulo centrar-se-á então nos aspectos organizacionais da criação de conhecimento, intercâmbio, aprendizagem e em redes de conhecimento/redes organizacionais (gestão da criação de conhecimento em equipas e organizações baseadas em projectos e trabalho de conhecimento).

Laboratórios práticos/de equipa - tempo independente para trabalho de equipa e investigação, a fim de responder a um dado desafio/problema com uma estrutura sugerida;

Com base na aprendizagem baseada em problemas (PBL), um método centrado no estudante, no qual os estudantes aprendem sobre o planeamento da gestão do conhecimento através da experiência de resolução de um desafio.

Seminários / Oradores Convidados - líderes da indústria irão partilhar as melhores práticas e visões sobre as tendências e aplicação da Gestão do Conhecimento em cenários da vida real.