Gestão do Conhecimento
Objetivos
Há várias razões para o crescimento do interesse na área da Gestão do Conhecimento incluindo:
i) Os efeitos da transformação digital e outras forças globalizantes que estão a varrer muitas das IGNOREes tradicionais de vantagem competitiva, tais como localização, diferenciação tecnológica ou acesso a capital;
ii) A mudança na actividade industrial e as alterações proporcionais nas competências profissionais necessárias.
Iii) O conhecimento residente no cérebro dos trabalhadores é agora o motor mais poderoso do desempenho económico e da competitividade; é a IGNOREe de inovação, melhor descrita como "a aplicação do conhecimento a tarefas e situações, a fim de desenvolver novos produtos, processos e serviços";
iv) A pandemia de Covid-19 traz novos desafios para a organização do trabalho e para gerir eficazmente os bens de conhecimento.
Caracterização geral
Código
200071
Créditos
3.5
Professor responsável
Guilherme Hidalgo Barata Martins Victorino
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
Não existem requisitos de frequência
Bibliografia
Dalkir, K. (2017). Knowledge management in theory and practice. Third Edition. The MIT Press
Outra bibliografia específica e recursos de aprendizagem serão aconselhadas em cada aula, de acordo com o tema da sessão.
Método de ensino
A unidade curricular é baseada em aulas teóricas e práticas. Serão aplicadas diversas estratégias de ensino, incluindo exposição e demonstrações com apresentação de slides e "Aprendizagem Baseada em Problemas" - Problem-Based Learning - PBL. As sessões incluem apresentação de conceitos e metodologias, resolução de desafios, discussão e interpretação de resultados. A componente prática está orientada para a resolução de problemas e exercícios, incluindo a discussão e interpretação de resultados.
Método de avaliação
A avaliação da u.c. consiste em:
3 trabalhos individuais (PBL)
Análise individual do desafio (PBL)
3 desafios (em grupo) de aprendizagem baseada em problemas (PBL):
Feedback da equipa fornecido através de Formulários Microsoft Forms disponíveis no Moodle.
Pitch final de um dos desafios apresentado a um júri.
2 Testes de Gestão do Conhecimento abrangendo conceitos teóricos
Teste com perguntas de múltipla escolha.
Cálculo da nota final:
1ª chamada - 3 trabalhos individuais (10%), 3 Desafios PBL em Grupo(50%), Quiz (40%)
Nota mínima de 8 valores no quiz.
2ª chamada - Análise Individual dos 3 Desafios da Gestão do Conhecimento (40%), Exame (60%)
Conteúdo
O curso está dividido em três tipos de aulas:
- fundamentos (teóricos),
- intervenções de gestão do conhecimento (sessões PBL práticas) e
- oradores convidados da indústria (seminários).
Nas aulas teóricas, serão destacados os princípios da gestão do conhecimento e do trabalho do conhecimento (processos, propósitos e contextos). A importância crítica do conhecimento será discutida através da compreensão de como estas diferentes formas se unem para actuar como um recurso a que as organizações podem recorrer para desempenhar de forma mais eficiente, inovadora e flexível (introduzindo o conhecimento nos processos, propósitos e contextos). O módulo centrar-se-á então nos aspectos organizacionais da criação de conhecimento, intercâmbio, aprendizagem e em redes de conhecimento/redes organizacionais (gestão da criação de conhecimento em equipas e organizações baseadas em projectos e trabalho de conhecimento).
Laboratórios práticos/de equipa - tempo independente para trabalho de equipa e investigação, a fim de responder a um dado desafio/problema com uma estrutura sugerida;
Com base na aprendizagem baseada em problemas (PBL), um método centrado no estudante, no qual os estudantes aprendem sobre o planeamento da gestão do conhecimento através da experiência de resolução de um desafio.
Seminários / Oradores Convidados - líderes da indústria irão partilhar as melhores práticas e visões sobre as tendências e aplicação da Gestão do Conhecimento em cenários da vida real.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Especialização em Análise e Gestão de Informação
- Especialização em Análise e Gestão de Risco
- Especialização em Business Intelligence
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Gestão dos Sistemas de Informação
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Market Research & CRM
- Especialização em Transformação Digital
- Laboral - Especialização em Business Intelligence
- Laboral - Especialização em Data Science for Marketing
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Gestão dos Sistemas de Informação
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Marketing Analítico (Data Driven Marketing)
- Mestrado em Marketing Analítico (Data Driven Marketing)
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Informação
- Pós-Graduação em Análise e Gestão de Risco
- Pós-Graduação em Business Intelligence
- Pós-Graduação em Cidades Inteligentes (Smart Cities)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Enterprise Management
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Estudos de Mercado & CRM
- Pós-Graduação em Gestão dos Sistemas de Informação
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais
- Pós-Graduação em Transformação Digital