Métodos Analíticos Descritivos em Marketing

Objetivos

Ser capaz de aplicar e interpretar diferentes metodos descritivos a diferentes tipos de dados.

Caracterização geral

Código

200189

Créditos

7.5

Professor responsável

Ana Beatriz Antunes Afonso

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

n/a

Bibliografia

  • Hair, J., Anderson, R., Tattham, R. and Black, W., Multivariate Data Analysis, 7th Edition, Prentice Hall, 2019.

 

  • Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques, Wiley, 1996.

 

  • Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise, 2ª Edição, Escolar Editora, 2011.

Método de ensino

Apresentação dos métodos, seguida por exemplos reais e exercícios. Realização de um projeto com a aplicação das várias técnicas descritivas a dados reais.

 

Método de avaliação

Projeto 50% + Exame 50%

Conteúdo

  1. Introduçao. Escalas de medida.
  2. Covariancia e correlaçao.
  3. Analise Fatorial
  4. Associaçao entre variaveis categoricas
  5. Analise de correspondencias
  6. Analise de clusters
  7. Multidimensional scaling