Métodos Analíticos Descritivos em Marketing
Objetivos
Ser capaz de aplicar e interpretar diferentes metodos descritivos a diferentes tipos de dados.
Caracterização geral
Código
200189
Créditos
7.5
Professor responsável
Ana Beatriz Antunes Afonso
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês
Pré-requisitos
n/a
Bibliografia
- Hair, J., Anderson, R., Tattham, R. and Black, W., Multivariate Data Analysis, 7th Edition, Prentice Hall, 2019.
- Sharma, Subhash. Applied Multivariate Techniques, Wiley, 1996.
- Vilares, M. J., Coelho, P., A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise, 2ª Edição, Escolar Editora, 2011.
Método de ensino
Apresentação dos métodos, seguida por exemplos reais e exercícios. Realização de um projeto com a aplicação das várias técnicas descritivas a dados reais.
Método de avaliação
Projeto 50% + Exame 50%
Conteúdo
- Introduçao. Escalas de medida.
- Covariancia e correlaçao.
- Analise Fatorial
- Associaçao entre variaveis categoricas
Analise de correspondencias Analise de clusters - Multidimensional scaling
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Especialização em Data Science for Marketing
- Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Especialização em Marketing Intelligence
- Especialização em Market Research & CRM
- Laboral - Especialização em Data Science for Marketing
- Laboral - Especialização em Digital Marketing and Analytics
- Laboral - Especialização em Marketing Intelligence
- Mestrado em Marketing Analítico (Data Driven Marketing)
- Mestrado em Marketing Analítico (Data Driven Marketing)
- Pós-Graduação em Data Science for Marketing
- Pós-Graduação em Digital Marketing and Analytics
- Pós-Graduação em Estudos de Mercado & CRM
- Pós-Graduação em Marketing Intelligence
- Pós-Graduação em Sistemas de Informação Empresariais