Online Collaboration Tools

Objetivos

Este é um módulo específico para pós-graduação em Digital Enterprise Management visando:

  • Apresenta os conceitos inerentes à importância da inteligência colectiva nas organizações como factor potenciador da produtividade, aumento da inovação e melhor suporte à decisão;
  • A forma de trabalhar é híbrida. Promover as mudanças de paradigma e a importância do trabalho colaborativo (móvel e em tempo real) bem como dos processos digitais, o seu significado para as organizações, a cultura digital nativa - a Equação Digital, segundo a Google;
  • A forma como as novas ferramentas colaborativas (desenhadas nativamente para o trabalho digital) permitem novos níveis de interação dentro da organização, com ecossistemas de parceiros e clientes e são suscetíveis de gerar novos modelos de negócio e oportunidades.

Exploração, gestão e das ferramentas colaborativas do Google (G Workspace), bem como das tecnologias de Machine Learning associadas.

Caracterização geral

Código

400041

Créditos

7.5

Professor responsável

Pedro Miguel Santos Félix Mendes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português. No caso de existirem alunos de Erasmus, as aulas serão leccionadas em Inglês

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Método de ensino

  • Theoretical classes complemented with practical applications;
  • Individual and team works;
  • Practical case studies.

Método de avaliação

  • Presentations of applied cases (1st is graded at 20%; 2d graded at 20% and 3d graded at 20%) and final test (graded at 40%). Grades apply in a scale of 20.

  • Applied cases: 1st - Individual case of usage of Google Apps for Work applications in own organization and comparison with same industry;  2d - Group work and presentation on "Adoption factors and benefits of business applications in Google Apps for Work"; 3d - Group work and presentation on "Collaboration processes as key sucess factor in cultural digital transformation".

  • Approval in final test is obtained for a grade equal or superior to 9,5.


Conteúdo

● Introduction - The knowledge and the importance of collaboration in the decision-making process:

  • Overview of the various market offerings

● The personal on-premises productivity tools and new digital collaborative tools:

  • Comparative analysis, benefits and impacts

  • Customer Case Studies

● Collaborative Tools Google Apps for Business:

  • Communication - Gmail / Calendar / Hangout / Google + (youtube channels)

  • Production and sharing content - Google Docs + Digital Forms

  • Management and Information Traceability

● Exploration and Application of Google Apps for Business tools for individual work patterns or group.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: