Pós-Graduação em Transformação Digital

Objetivos educativos

A Pós-Graduação em Transformação Digital reconhece a importância da transformação digital no mundo dos negócios de hoje.

O programa visa reforçar a oferta formativa da NOVA IMS nesta área, apostando na exploração dos desenvolvimentos tecnológicos e processos que permitem às organizações desenvolver e potenciar a sua vantagem competitiva, através da transformação ou desenvolvimento dos seus modelos de negócio. À medida que a transformação digital se torna cada vez mais crucial para as empresas se manterem relevantes e competitivas, é de grande importância a formação nesta área. Ao participar neste programa, os profissionais terão uma compreensão mais profunda e novas competências em como aproveitar a tecnologia para impulsionar o crescimento dos negócios e criar novas oportunidades.

A transformação digital é um processo contínuo que envolve o uso da tecnologia para mudar fundamentalmente a maneira como as organizações operam e entregam valores aos clientes. Este programa foi desenvolvido para profissionais que desejam obter uma compreensão abrangente da transformação digital e o seu impacto em vários sectores. Quer seja um recém-licenciado nas áreas de engenharia, administração ou tecnologia ou um profissional experiente que procura expandir os seus conhecimentos, esta especialização irá fornecer o conhecimento e a perceção necessárias para ajudar as organizações a enfrentar os desafios e as oportunidades da transformação digital.

Através da combinação de projetos práticos, palestras de especialistas e discussões interativas, os Alunos deste curso irão explorar tecnologias e processos que estão a impulsionar a transformação digital, assim como avaliar o potencial impacto na sua organização.

No final do programa, os Alunos terão uma compreensão profunda de como a transformação digital está a moldar o futuro do mercado de trabalho e terá competências para desempenhar um papel de liderança na jornada da sua organização em direção a um futuro mais digital.

Este curso tem como principais objetivos:

- Formar técnicos e gestores capazes de formular e avaliar processos de transformação digital nas organizações;

- Apresentar soluções que visam aumentar a produtividade e eficácia nas organizações, com uma gestão de dados eficiente e segura.  

Este custo confere acesso ao Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Transformação Digital.

Candidaturas - 4.ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 28 de julho de 17 de agosto de 2023. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

 

Caracterização geral

Código DGES

4981

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Esta Pós-Graduação confere acesso ao Mestrado em Gestão de Informação, com especialização em Transformação Digital.

Coordenador

Fernando José Ferreira Lucas Bação

Data de abertura

setembro de 2023

Número máximo de admissões

Propinas

4.200€

Horários

Pós-laboral

Idioma de ensino

Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Transformação Digital, os alunos têm que realizar 60 ECTS, dos quais 45 em unidades curriculares obrigatórias, e os restantes 15 em unidades curriculares optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares. 

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

O método de avaliação será por avaliação contínua, ou seja, através da realização de trabalhos individuais ou de grupo, projetos, quizzes, testes/exames, etc. 

Cabe a cada docente de cada Unidade Curricular (UC) definir, ao início de cada ano letivo, como será feita a avaliação nas suas UCs, esta informação é depois disponibilizada através da plataforma de aluno.

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200297 Data Governance 3.5
200299 Gestão da Mudança 4.0
200014 Gestão de Processos de Negócio 7.5
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
200194 Transformação Digital 3.5
Opções
200191 Análise de Séries Temporais 4.0
200185 Análise Estatística 7.5
200186 Análise Multivariada Aplicada 7.5
200268 Applied Network Analysis 7.5
200307 Atuariado Não-Vida 3.5
200306 Atuariado Vida 4.0
200012 Business Intelligence I 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200197 Gestão de Marca 3.5
200070 Gestão dos Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
400082 Métodos Analíticos Digitais 7.5
200088 Métodos de Previsão 3.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200303 E-Business 4.0
200302 Impacto Empresarial de Projetos Digitais 3.5
200301 Indústria 4.0 4.0
200300 Tecnologias Emergentes para a Inovação 3.5
Opções
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200269 Blockchain 4.0
200314 Blockchain & CryptoAssets  4.0
200013 Business Intelligence II 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
200261 Cidades Inteligentes e Sustentáveis 7.5
200170 Comportamento do Consumidor 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 0.0
200028 Data Mining II 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200308 Derivados Financeiros e Gestão de Risco 7.5
400021 Enterprise Cloud and Mobility 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200068 Gestão de Projetos de Informação 4.0
200217 Gestão de Projetos de Informação II 3.5
200311 Gestão de Risco de Crédito 3.5
200071 Gestão do Conhecimento 3.5
200310 Gestão dos riscos de Mercado e de Liquidez 4.0
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 7.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
400081 Métodos Analíticos para Redes Sociais 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
200296 Process Mining Powered By Nokia 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200298 Tomada de decisão orientada por dados 4.0